Com 50% menos efeitos colaterais e mesma efetividade, colírio apresenta vantagem no tratamento do glaucoma
São Paulo, setembro de 2016 ? Mundipharma, líder no tratamento da dor, relança SAFLUTAN©, colírio análogo da prostaglandina indicado para o tratamento do glaucoma de ângulo aberto ou hipertensão ocular.
O medicamento, que diminui a pressão elevada do olho evitando a lesão no nervo óptico, é o único da categoria sem conservante e apresenta a mesma efetividade em manter a pressão basal com, aproximadamente, 50% menos efeitos colaterais. Em forma de flaconetes, SAFLUTAN© é indicado para uso noturno e atinge efeito máximo depois de 12 horas, sendo mantido por pelo menos 24 horas.
Além de SAFLUTAN©, o portfólio da Mundipharma conta com COSOPT®, TIMOPTOL®, TIMOPTOL XE® e TRUSOPT®. Todos os produtos são indicados para glaucoma, considerada a segunda causa mais comum de cegueira no mundo. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), são registrados 2,4 milhões de novos casos anualmente, somando 60 milhões de pessoas em todo o mundo e uma estimativa de 1 milhão de brasileiros acima de 40 anos sofrendo da doença .
Para a farmacêutica, a recente entrada no segmento global de oftalmologia consiste numa forte base comprovada de produtos confiáveis. "Estima-se que o mercado de glaucoma deva crescer por volta de 11% em 2016 e a Mundipharma busca reposicionar o portfólio de forma mais competitiva. Para isso, a companhia ampliou sua força de vendas em 27%, reforçando a presença em todo o país?, destaca Cleomar Aliane, diretor da área de Oftalmologia.
SOBRE A DOENÇA
Incidência: Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), são registrados 1,2 milhões de casos, somando 60 milhões de pessoas em todo o mundo e uma estimativa de 1 milhão de brasileiros acima de 40 anos sofrendo da doença.
Tipos de glaucoma: existem diversos tipos da doença. A forma mais frequente é o glaucoma de ângulo aberto que causa o aumento gradativo da pressão, assim como a perda do campo visual. No glaucoma de ângulo fechado, mais raro, há o bloqueio súbito da saída do humor aquoso, substância que regula a pressão ocular, causando a dor aguda.
Fatores de risco: a) indivíduos acima dos 40 anos, b) histórico familiar ? pessoas que têm irmão com glaucoma têm até 6x mais chances; c) pessoas de etnia negra ou afrodescendentes (a incidência da doença é quatro vezes maior nesse grupo); d) míopes que utilizam lentes acima de seis graus; e) diabéticos que já tiveram traumas ou doenças intraoculares; f) pessoas que fazem uso crônico de corticoide.
Diagnóstico: consultas, exames de pressão ocular e avaliaçao de fundo de olho, para avaliar o nervo óptico.
Tratamento: 80% dos casos de glaucoma são tratados com colírio para abaixar a pressão dos olhos. Como alternativas, tem-se o tratamento a laser ou, em casos mais complexos, cirurgia.
SOBRE A MUNDIPHARMA
A Mundipharma é uma farmacêutica que entrega produtos de alta qualidade, alinhados com os valores de inovação e compromisso com os pacientes, que representam a empresa. Tem como missão aliviar o sofrimento das dores causadas pelo câncer e outras enfermidades e melhorar substancialmente a qualidade de vida das pessoas tratadas. A Mundipharma está dedicada a trazer novos tratamentos e oferecer opções preventivas em áreas como a dor, oncologia, doenças respiratórias, artrite reumatoide e antisséptico de cuidados pessoais.