Diabéticos apresentam risco de perder a visão 25 vezes maior do que os que não portam a doença
14 Novembro 2016  | Seção: Saúde  |  Categoria: 
  
   A - A +
Enviar por E-mailX

Você pode enviar este conteúdo para até três amigo(a)s ao mesmo tempo.

+ 1 Amigo(a)

+ 1 Amigo(a)

Máximo:caracteres.
Enviar Conteúdo
Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Diabetes
Data:
Cidade:
No Dia Nacional de Combate ao Diabetes, comemorado hoje (14), os oftalmologistas fazem um alerta importante: diabéticos apresentam risco de perder a visão 25 vezes maior do que os que não portam a doença. Hoje, no Brasil, estima-se que o problema já atingiu 10 milhões de pessoas e não para de crescer.

Silencioso e sem cura, o diabetes é a incapacidade do pâncreas em produzir a quantidade de insulina necessária e, consequentemente, causa um aumento anormal do açúcar ou da glicose no sangue. "Entre as complicações comuns ao diabético está a perda de visão definitiva provocada pela retinopatia diabética?, destaca o professor doutor em Oftalmologia, Marcello Colombo Barboza, diretor do Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos. A retinopatia diabética atinge mais de 75% das pessoas com diabetes há mais de 20 anos.

O diabetes afeta os vasos sanguíneos do olho. Um material anormal é depositado nas paredes dos vasos sanguíneos da retina, que é a região conhecida como "fundo de olho", causando estreitamento e, às vezes, bloqueio do vaso sanguíneo, além de enfraquecimento da sua parede, o que ocasiona deformidades conhecidas como microaneurismas. Esses microaneurismas frequentemente rompem ou extravasam sangue causando hemorragia e infiltração de gordura na retina.

"Há dois tipos de retinopatia, a que afeta a mácula, que é necessária para a visão central, usada para a leitura; e a que prolifera para o interior do olho causando graus variados de destruição da retina e dificuldades de visão. A proliferação também pode causar cegueira em consequência de um descolamento de retina?, explica o especialista. 
 
O portador do diabetes deve fazer visitas regulares ao oftalmologista e se submeter ao exame de fundo de olho, que verifica o estado das veias e artérias. A diferença é nítida entre um olho normal e o de uma pessoa com diabetes. "Em uma pessoa que não tenha o problema, as artérias e as veias estão perfeitas, não tem nenhuma hemorragia. Numa pessoa com diabetes, o fundo de olho mostra várias manchas de sangue?.

Controlar o diabetes evita os problemas oculares. O ideal é que isso seja feito com o endocrinologista e o oftalmologista. Já a prevenção do diabetes passa por hábitos de vida saudáveis, controle do peso, dieta alimentar balanceada, atividade física regular e verificação médica periódica dos níveis glicêmicos.

Sobre o Hospital Oftalmológico Visão Laser

Fundado em 1936, pelo Dr. Luiz Barboza Filho, como Clínica Visão, o Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos, é referência em saúde ocular na Baixada Santista. Hoje a unidade é dirigida pelos familiares do fundador, o filho Luiz Roberto Colombo Barboza, a nora Maria Margarida e os netos Marcello e Guilherme Colombo Barboza - todos oftalmologistas. O VL conta com profissionais de diversas subespecialidades clínico-cirúrgicas, além de anestesistas, enfermeiros e ortópticos. Mantém intercâmbio com os maiores centros oftalmológicos do Brasil e do mundo, como o Instituto Barraquer, em Barcelona (Espanha), e o Bascom Palmer, em Miami (Estados Unido s). É credenciado pelo Ministério da Saúde para captar e transplantar córneas na região. O endereço é Avenida Conselheiro Nébias, 355, Vila Mathias, telefone (13) 2104-5000. Mais informações no site www.visaolaser.com.br.

Fonte:
Fernanda Mello

Carregando...

Seja o primeiro a comentarX

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.
Máximo:caracteres.
Enviar Comentário
Analytics