* O EBITDA ajustado, de 23,7 milhões de euros, aumentou 30,0% em relação aos 18,2 milhões de euros dos primeiros três meses do ano anterior; sendo que a margem % sobre as vendas líquidas foi de 15,5% (14,0% no primeiro trimestre de 2022).
O Conselho de Administração da Marcolin S.p.A., grupo líder mundial na indústria de óculos, aprovou os resultados financeiros consolidados em 31 de março de 2023.
Resultados em 31 de março de 2023
No primeiro trimestre de 2023, a consolidação dos resultados econômicos da empresa prosseguiu positivamente: as vendas líquidas do Grupo ascenderam a 152,3 milhões de euros, mais 17,3% ao câmbio atual face ao período homólogo (+15,2% a taxas de câmbio constantes), confirmando a estratégia de negócio num ano em que os desafios e instabilidades geopolíticas internacionais continuam presentes.
Em comparação ao primeiro trimestre de 2022, o grupo melhorou seu desempenho em termos de vendas líquidas em todas as áreas geográficas: o crescimento significativo continua em um mercado de alto potencial como a Ásia (+134,2% às taxas de câmbio atuais e 126,2% às taxas de câmbio constantes). EMEA (+15,5% às taxas de câmbio atuais e 15,6% às taxas de câmbio constantes) e Américas (+8,1% às taxas de câmbio atuais e 3,5% às taxas de câmbio constantes) são confirmadas como as principais geografias, representando juntas aproximadamente 90% das receitas.
O EBITDA ajustado ascendeu a 23,7 milhões de euros, representando um aumento de 30,0% em relação aos 18,2 milhões de euros do mesmo período do ano anterior. A evolução da margem Ebitda ajustada foi igualmente positiva, atingindo 15,5% das vendas líquidas (14,0% no primeiro trimestre de 2022).
O segundo trimestre começou com um acordo histórico para a Marcolin, o fechamento de uma licença perpétua com a The Estée Lauder Companies ("ELC") para óculos TOM FORD, uma extensão substancial de sua licença com a TOM FORD, uma marca para a qual a Marcolin fabrica e distribui óculos desde 2005.
Sobre Marcolin
Marcolin é um grupo líder mundial na indústria de óculos fundado em 1961 no coração do distrito de Veneto, Itália. Destaca-se pela capacidade única de combinar artesanato com tecnologias avançadas através da busca constante da excelência e inovação contínua. O portfólio inclui marcas próprias (WEB EYEWEAR), bem como mais de vinte marcas licenciadas: TOM FORD, Guess, adidas Sport, adidas Originals, Max Mara, Moncler, Zegna, GCDS, MAX&Co., Sportmax, Barton Perreira, Tod's, Bally, Pucci, BMW, Kenneth Cole, Timberland, GANT, Harley-Davidson, Marciano, Skechers e Candie's. Através de sua própria rede direta e parceiros globais, a Marcolin distribui seus produtos em mais de 125 países. No final de 2022, o Grupo Marcolin tinha cerca de 2.000
funcionários e vendas líquidas de 547,4 milhões de euros.