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Marcolin consolida sua performance em 2023, com crescimento de receitas e margens
2 Abril 2024  | Seção: As Novidades  |  Categoria: Empresas
  
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2023 terminou com vendas líquidas de ? 558.3 milhões, um aumento de 2.0% comparado a 2022
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* Margens ainda positivas: o EBITDA ajustado, igual a €78.1 milhões, cresceu 27.9% em comparação com €61.0 milhões no ano anterior. O impacto nas vendas líquidas foi positivo, ficando em 14.0% (em comparação com 11.1% em 2022).
 

O Conselho de Administração da Marcolin, um grupo líder mundial em óculos, apresentou em 25 de Março o rascunho das demonstrações financeiras separadas e consolidadas do Grupo para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2023, que estará sujeita à aprovação pela Assembleia de Acionistas em 4 de abril de 2024.

Resultados até 31 de dezembro de 2023

Apesar do período, caracterizado pela instabilidade geopolítica internacional e complexidade logística, em 2023 Marcolin conseguiu consolidar sua performance, continuando o processo de crescimento virtuoso realizado nos últimos anos.

No ano que acabou de terminar, as vendas líquidas consolidadas do Grupo totalizaram € 558.3 milhões, com crescimento de 2.0% nas taxas de câmbio atuais em comparação com o ano anterior (+ 3.8% a taxas de câmbio constantes).

Houve um aumento significativo em termos de margens, com o EBITDA ajustado atingindo € 78.1 milhões (+ 27.9% em comparação com € 61.0 milhões em 2022). A tendência na margem EBITDA ajustada foi igualmente positiva, ficando em 14.0% das vendas líquidas.

Marcolin confirmou seu crescimento em performance em um mercado de alto potencial, como o asiático (+81.5% nas taxas de câmbio atuais e +81.9% nas taxas de câmbio constantes). O desempenho da área EMEA foi positivo (+1.7% nas taxas de câmbio atuais e +2.7% nas taxas de câmbio constantes).

O Grupo também registrou um lucro líquido de € 10.2 milhões (+ € 16.0 milhões em comparação com o ano anterior).

Em 2023, Marcolin finalizou duas importantes transações estratégicas: o contrato de licença perpétua para a TOM FORD Eyewear e a aquisição da ic! Berlin GmbH, uma marca independente de óculos fundada em Berlim em 1996. O Grupo também fortaleceu sua presença no mercado centro-americano através da aquisição dos 49% residuais das minorias de sua subsidiária no México.

A posição financeira líquida ajustada ficou em € 344.4 milhões, aumentando em € 178.2 milhões em comparação com o ano anterior devido aos investimentos estratégicos mencionados acima, financiados tanto por caixa disponível quanto por uma boa geração de fluxo de caixa durante 2023 decorrente de operações e, finalmente, através de um novo empréstimo a prazo de € 30 milhões.

Entre o final de 2023 e os primeiros meses de 2024, Marcolin anunciou as renovações de licença com Pucci, Zegna, GCDS e MAX&Co. O Grupo também assinou um contrato de licença exclusivo com Christian Louboutin, que levará a icônica marca francesa a estrear na categoria de óculos pela primeira vez a partir de 2025.
Fonte:
Canal A Comunicação
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