Cadastre-se
Esqueceu a senha?
Entrar
Fluxo de caixa para óticas: Entenda o que é e saiba como fazer
10 Janeiro 2018 | Categoria: Dicas
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Send
A - A +
Enviar por E-mailX

Você pode enviar este conteúdo para até três amigo(a)s ao mesmo tempo.

+ 1 Amigo(a)

+ 1 Amigo(a)

Enviar Conteúdo
Artigo ssOtica / Programa para Ópticas.
Data:
Cidade:
O dia a dia financeiro de óticas é bem parecido com o de outros negócios. É dinheiro que entra, que sai e que, algumas vezes, fica no caixa durante o mês. Uma movimentação que exige cuidado para evitar prejuízos ou até mesmo um verdadeiro descontrole.

Isso acaba não sendo uma tarefa fácil para qualquer empreendedor. Mas existem instrumentos que podem ser verdadeiros aliados nesta hora. O Fluxo de Caixa é um dos mais utilizados, por ser o mais eficaz e considerado simples.

A ferramenta torna-se um aliado na hora de "fechar o caixa? e levantar os dados da ótica. Pois, por meio do Fluxo de Caixa, você pode acompanhar diariamente as vendas e pagamentos realizados e até mesmo prever os lançamentos financeiros futuros, conseguindo ter uma previsibilidade para os próximos meses.

Com esses dados, é possível ter uma visão de quanto terá disponível em determinado período, calcular a rentabilidade da loja, a lucratividade, saber o ponto de equilíbrio, elaborar a estrutura gerencial de resultado e saber o retorno do investimento em determinado período. Tudo isso, a partir de análises dos números.

Para que ele seja verdadeiramente efetivo, é preciso ter dedicação e disciplina para incorporá-lo no dia a dia da ótica e fazê-lo todos os dias antes de baixar as portas no final do expediente e ir pra casa.

Como devo fazer?

Primeiro entenda que ele tem cinco etapas.

1.Saldo Inicial: é o valor disponível que você já tem. Ex: Valor atual em conta bancária da empresa mais o valor em caixa em sua ótica.
2.Valor das entradas de caixa: todos os valores vendidos durante o período. Ex. lentes, armações e acessórios.
3.Valor das saídas de caixa: todas as despesas do período. Ex: pagamento de funcionários, energia, internet, compra de produtos, etc.
4.Todo o saldo operacional: O cálculo das entradas de caixa menos as saídas
5.Saldo final: Valor final do período avaliado.

Siga os três passos

1 - Separe as saídas de dinheiro em três categorias:

Fornecedores

Despesas - Podendo ser papelaria, telefone, internet, juros, multas, custos com marketing, comissões e outros.

Outras saídas - Aqui você pode inserir os  empréstimos, tributos e investimentos  

2 - Separe as entradas de recursos, sendo todas as vendas ou até mesmo um novo aporte.

3 - Diminua o valor das entradas pelo valor das saídas e soma-se ao valor do saldo inicial.

Assim, você terá o saldo do final do dia. É importante que você confira com o saldo que está no banco. Se o valor não for o mesmo, refaça as contas.

Atenção! Se o saldo final for negativo, avalie se está constante. Pois, significa que tem mais dinheiro saindo que entrando e isso pode prejudicar a loja.

Fluxo de Caixa Projetado

Com a crise financeira atingindo 6 a cada 10 brasileiros, faz parte do dia a dia da ótica fazer as vendas parceladas. Muitas delas em até 10 meses. Esse comportamento auxilia na hora de fazer o Fluxo de Caixa Projetado.

Alguns especialistas destacam que essa projeção funciona como uma bússola, pois é ela quem vai indicar a direção que o negócio está tomando. Alem também de ajudar empreendedores na tomada de decisões. Já que é possível saber se há mais dinheiro saindo que entrando ou o contrário.

Conclusão

Para fazer esse fluxo na sua ótica, você pode usar um sistema de gestão exclusivo para óticas, como o ssOtica. Utilizando um sistema de controle de fluxo de caixa você terá benefícios para sua ótica e para você, além de permitir que você foque em outras áreas e tenha mais tempo para sua vida profissional e pessoal. Faça seu cadastro e conheça nosso sistema e faça fluxo de caixa!

Fonte: ssOtica

Comentar esta matéria

Comentários X

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.
Enviar Comentário