Cadastre-se
Esqueceu a senha?
Entrar
Férias para seus olhos
6 Dezembro 2018  | Seção: Colunas & Artigos  |  Categoria: Dicas
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Send
A - A +
Enviar por E-mailX

Você pode enviar este conteúdo para até três amigo(a)s ao mesmo tempo.

+ 1 Amigo(a)

+ 1 Amigo(a)

Enviar Conteúdo
Artigo Fabricio Paes / Bacharel em Optometria - Especialista em Optometria Comportamental e Terapia Visual
Data:
Cidade:
Básico de Higiene Visual, Ergonomia e Prevenção

Depois de conversações dirigidas a pais e professores, em diferentes escolas e institutos, achamos por bem e necessidade de deixar por escrito todas as recomendações que compartilhamos com eles.

A principal preocupação dos optometristas quando vemos os alunos nas salas de aula é a posição que eles têm quando estão sentados à mesa, muitas vezes em posições ergonômicas muito desiguais e com a grande necessidade de ter regras de higiene visual muito visíveis em todos os momentos.

"A higiene é definida como a parte da medicina que visa preservar a saúde e prevenir doenças". Portanto, a higiene visual consiste em um conjunto de regras, fáceis de seguir, projetadas para controlar os fatores que podem causar um efeito nocivo sobre a visão.

As regras da higiene visual ajudam a melhorar os problemas visuais e, apesar de não resolvê-los totalmente, contribuem para um melhor desempenho e uma menor fadiga visual.

Durante a leitura e escrita é necessário ter em mente:

1- Postura: Sente-se corretamente. Os pés devem tocar o chão, as pernas dobradas perpendicularmente e as costas devem tocar o encosto.
2- Distância de trabalho: a distância de Harmon é a distância entre o cotovelo e o fim do polegar. Esta distância é variável ao longo da vida dos alunos, à medida que crescem, a distância cresce. Então, entre os olhos e o papel, temos que manter a distância de harmonia. Qualquer atividade de perto que seja realizada sem respeitar a chamada distância de Harmon será um esforço maior do que o sistema visual pode lidar eficazmente.
3- Móveis: Mantenha em mente que as crianças precisam de mobiliário adequado para seu tamanho. A cadeira deve ser capaz de ajustar em altura. A tabela ideal é ter uma inclinação de cerca de 20 graus, de modo que a postura corporal é mais relaxado uma posição mais baixa e melhor esforço visual para respiração. No caso de não ter uma mesa talvez uma estante é uma boa solução.
4- Iluminação: é necessário luz de teto ou luz natural e a luz da bancada. Isso deve ser bem iluminado, com uma luz que não toca diretamente os olhos de brilho e não ofuscar a escrita.
5- Breaks: a cada 20 minutos de trabalho, por 20 segundos e olhe para uma distância de 6 metros ou a janela, para relaxar por alguns momentos sua visão, isso faz vom que seus olhos relaxem.
6- Ambiente: um local bem ventilado e a temperatura normal tornará o estudo mais confortável.

Essas pequenas recomendações são a chave para garantir que o desempenho visual das crianças e dos jovens seja ideal para atingir a idade adulta com dificuldades visuais mínimas e com excelente qualidade de visão.

Original: Associação Catalã de Optometria e Terapia Visual
Tradução e Adaptação: Fabricio Paes
 
Sobre Fabricio Paes

Nascido no ramo óptico e com família atuante na área de Optometria a mais de 40 anos.
Sou um apaixonado pela minha profissão, desde minha formação em nível Técnico com 17 anos, hoje militando na Optometria a mais de 10 anos como Bacharel especialista na área Comportamental e Terapia Visual.
Vislumbro quão maravilhosa são as possibilidades que podemos desenvolver em nosso sistema cognitivo e neuro funcional com exercícios e práticas de terapia visual.

Formação:

Bacharel em Optometria (UnC)

Especialista em Optometria Comportamental e Terapia Visual (pelo Centro de Terapia Visual Skeffington da Espanha, em parceria com Sanet Vision Seminars dos EUA e Instituto Thea do Brasil)

CROO-SP: 03.0578

Intercambista 2017 - Sydney, Australia
Comentários X

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.
Enviar Comentário