Regras para evitar o salto de imagem
Quando a presbiopia alcança a visão de longe, o uso de lentes multifocais é mais indicado. Vejam abaixo os tipos de multifocais, evidenciados inicialmente pelas lentes bifocais, banidas do mercado pela modernidade das progressivas:
Com vistas a redução do salto de imagem, (quando se muda a visão de longe para perto) as seguintes regrinhas são aconselhadas:
Ultex: Recomendado para quando a adição é menor do que a dioptria positiva de longe;
Kryptok: Recomendado para quando a adição é aproximadamente igual a dioptria positiva de longe;
Topo reto: Recomendado para todas as dioptrias negativas de longe:
Trifocal: Recomendado para quem precisa usar a distância intermediária seguidamente e com maior amplitude:
Obs. Para uso das regrinhas, nos casos das dioptrias esf./cil., será necessária a avaliação do poder dióptrico total no meridiano vertical (90º).
Progressivo: A ausência das janelinhas visíveis, inimiga daqueles que não gostam de denunciar a idade avançada e apreciam a modernidade, conquistou completa e definitivamente o mercado geral das lentes multifocais. É recomendado para todas as dioptrias.
Presbita ou Présbita?
Será que o dicionário Aurélio está errado? Lá está: [Presbita, "paroxítona". (Do gr. presbytes, 'velho'.) Oftalm. Adj.2g1. Diz-se do olho ou de pessoa que tem presbiopsia.* S2 g2. Pessoa presbita.]
Especialmente nos folhetos publicitários, a palavra errada "présbita" vem sendo usada erradamente. Nós, ópticos e optometristas temos que dar o exemplo. Ou será que o Aurélio está errado?
Ney Dias
Professor de Óptica