Cadastre-se
Esqueceu a senha?
Entrar
Estude óptica e realize um trabalho profissional encantador
8 Fevereiro 2019  | Seção: Colunas & Artigos  |  Categoria: Dicas
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Send
A - A +
Enviar por E-mailX

Você pode enviar este conteúdo para até três amigo(a)s ao mesmo tempo.

+ 1 Amigo(a)

+ 1 Amigo(a)

Enviar Conteúdo
Artigo Artemir Bezerra para Ópticanet
Data:
Cidade:
A Lei que rege o setor óptico é clara, todo estabelecimento óptico precisa apresentar um Responsável Técnico - RT na Vigilância Sanitária no momento de solicitar o alvará sanitário. Mas a importância do Técnico em Óptica nas lojas vai muito além da exigência legal.
 
Profissionais qualificados contribuem efetivamente para alavancar as vendas e encantar os clientes cada vez mais exigentes. Neste sentido só há uma forma de potencializar os negócios de óptica, elevar o grau de confiança dos clientes e fomentar o setor óptico brasileiro, investir em educação e qualificação. Os lojistas de óptica devem investir na formação constante das pessoas que fazem parte da sua equipe de vendas sob pena de não acompanharem o mercado e as expectativas de seus clientes.

Sabemos que muitos donos de óptica têm muita experiência, pois já trabalham no setor há diversos anos. Porém, mesmo esses profissionais que reúnem conhecimento incontestável devem se aperfeiçoar e reconhecer que o setor óptico se transforma constantemente e, novas lentes são lançadas a cada ano, novos processos de surfaçagem e novas tecnologias desafiam os profissionais, enfim, mesmo os mais antigos do setor necessitam renovar seus conhecimentos, devem se atualizar continuamente.
 
O conhecimento prático reunido ao longo dos anos jamais deve ser menosprezado, porém, muito desse conhecimento é empírico e por isso torna-se necessário o estudo, a pesquisa e a construção de novos saberes, fundamentados e com bases científicas.

Lojistas de óptica, vendedores e demais profissionais do setor óptico, procurem uma instituição de ensino mais próxima e matriculem-se nos cursos que transformarão suas vidas profissionais. Óptica é um estabelecimento de saúde, antes de tudo, logo, torna-se mais importante ainda que os profissionais estejam preparados para responder aos questionamentos dos usuários de óculos e não sejam meros atendentes e/ou que apenas saibam preencher ordens de serviços.
 
Vendedores de ópticas deveriam ser intitulados "Consultores de Saúde Visual", pois, são também responsáveis pela saúde visual dos usuários de óculos e suas responsabilidades não são menores que a de quem prescreve as fórmulas ópticas.

Os clientes percebem quando estão sendo atendidos por profissionais qualificados e conhecedores do seu ofício. A partir daí a confiança se estabelece naturalmente e se torna muito mais fácil persuadir estes clientes a investir em produtos de alto valor. Do contrário, quando os clientes percebem a inaptidão de quem está atendendo, torna-se quase impossível que o processo de venda ocorra com sucesso. No máximo a venda de um produto de baixo valor, e isso é o que empobrece principalmente os pequenos negócios de óptica.

Em resumo, lojistas, Vendedores, Ópticos, Optometristas, enfim, todos que fazem parte desta cadeia óptica devem atualizar seus conhecimentos e buscar encantar seus clientes/pacientes. Estude óptica e realize um trabalho diferenciado, profissional e absolutamente encantador.

Não esqueça que: "Se acha caro pagar pela educação, experimente pagar pela ignorância". - Derek Bok.


Artemir Bezerra

Óptico e Optometrista

Autor de Optometria no Brasil (2011) e Óptica Oftálmica Aplicada (2013)

Professor de Óptica da FIEP - Faculdade Internacional de Evolução Profissional
Comentários X

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.
Enviar Comentário