Cadastre-se
Muito cliente para pouco vendedor
25 Novembro 2024  | Seção: Colunas & Artigos  |  Categoria: Dicas
  
   A - A +
Enviar por E-mailX

Você pode enviar este conteúdo para até três amigo(a)s ao mesmo tempo.

+ 1 Amigo(a)

+ 1 Amigo(a)

Máximo:caracteres.
Enviar Conteúdo
Coluna SerjãOÓptico
Data:
Cidade:
O mercado óptico está carente de profissionais que aliam conhecimento técnico em lentes e armações à habilidade de realizar vendas consultivas.

A falta de mão de obra qualificada no segmento óptico tem acendido um sinal de alerta no setor. Apesar de sua relevância e impacto direto na saúde visual, a área ainda enfrenta dificuldades em atrair e formar profissionais para atender às demandas crescentes do mercado. 

Com a evolução tecnológica e a exigência de um atendimento cada vez mais técnico e personalizado, a carência de consultores bem preparados torna-se um desafio estratégico para gestores e empresários do segmento. 

Como reverter esse cenário? Como atrair a atenção dos jovens para um mercado repleto de oportunidades, mas ainda pouco explorado por aqueles que buscam uma carreira promissora?

O desafio da qualificação e da atração de talentos

O mercado óptico, que une saúde, moda e tecnologia, exige profissionais capazes de unir conhecimento técnico e habilidades de vendas para oferecer uma experiência completa ao consumidor. Contudo, a oferta de cursos gratuitos para formação de consultores e técnicos ópticos, que deveria ser uma solução, muitas vezes encontra salas pouco ocupadas, não atraindo candidatos suficientes.

Uma demanda nacional por representantes comerciais

Além da dificuldade de encontrar consultores para as lojas, o Brasil enfrenta também um déficit ainda maior: profissionais que atuam como representantes comerciais para fábricas e distribuidores de armações. A extensa territorialidade do país e a diversidade do mercado tornam essa função estratégica e desafiadora. No entanto, o interesse por essas posições também é baixo, muitas vezes pela falta de treinamento específico ou desconhecimento sobre as oportunidades de crescimento e ganhos na área. Isso cria um gargalo na venda e distribuição de produtos, afetando principalmente as novas marcas que surgiram como também marcas internacionais que querem se estabelecer no Brasil.

A competição com outras áreas como tecnologia e informática, que atraem mais a atenção da maioria dos jovens, agrava ainda mais esse quadro. Gestores se perguntam: como despertar interesse para uma profissão tão importante e que precisa, urgentemente, posicionar-se como uma carreira de valor?

Um caminho: cooperação e impacto social

Diante dessa realidade, surge uma luz no horizonte com iniciativas como o programa Descubra, uma cooperação inédita que reúne esforços de instituições públicas em Minas Gerais. O objetivo? Transformar a realidade de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, promovendo acesso a programas de aprendizagem e cursos de qualificação profissional. 

Essa abordagem não só supre uma necessidade do setor, mas também gera um impacto social significativo, conectando oportunidades às pessoas que mais precisam. Saiba mais sobre o programa acessando: www.descubraaprendizagem.mg.gov.br

Unindo forças para ajudar o segmento continuar crescendo

Uma iniciativa inédita da Abióptica e do Grupo Educacional Filadélfia para contribuir para o preenchimento de vagas no mercado foi criar o Curso de Consultor Óptico para transferir conhecimentos técnicos de qualidade para tornar jovens carentes aptos a conquistarem um emprego em uma das mais de 59 mil óticas espalhadas pelo Brasil.

O diploma será emitido após a conclusão e aprovação de todos os módulos do curso e do estágio prático realizado em uma ótica na cidade do aluno. 

Para se inscrever basta enviar um e-mail para contato@fundacaoabioptica.org.br

Uma reflexão para gestores e líderes do setor 

Preparar o futuro do mercado óptico é uma tarefa que vai além das vitrines. Envolve ações coordenadas, visão estratégica e, principalmente, disposição de gestores para educar e atrair novos talentos. Apostar em programas de aprendizado, parcerias e campanhas de valorização da profissão é o caminho para transformar desafios em oportunidades. 

E você, gestor, empresário ou entusiasta do setor, o que pode fazer hoje para moldar o futuro do mercado óptico?
 
Talvez a resposta esteja em "descobrir" novos horizontes. 
Fonte:
SerjãOÓptico

Carregando...

Carregando...

Comentários X

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.
Máximo:caracteres.
Enviar Comentário

Carregando...

Analytics

Carregando...

Carregando...

Carregando...

Carregando...

Carregando...