A edição de 2025 da MIDO Milano Eyewear Show apresentou crescimento significativo nas visitas da Europa, +9%, especialmente da Alemanha e países vizinhos (incluindo a Europa Oriental). O aumento na África também foi um dado interessante. Os países africanos com vista para o Mediterrâneo e também, mais próximos à Europa, como: Egito, Tunísia, Argélia e Marrocos foram os que mais marcaram presença. A participação da América do Sul aumentou em 20% com visitantes vindos principalmente do Brasil, Argentina e Venezuela.. Houve também crescimento da participação do Oriente Médio, com um aumento de 11% dos Emirados Árabes Unidos e 40% de Israel.
Além dos visitantes, o MIDO 2025 também registrou mais de 16.000 pessoas trabalhando nos estandes expositores ao longo dos três dias. Esta é mais uma evidência da extrema vitalidade do evento que, talvez este ano, mais do que no passado, se confirmou como o líder indiscutível no cenário das feiras ópticas.
Foram oito dias intensos em Milão, onde vi, senti e presenciei de tudo um pouco: das inovações tecnológicas às apostas das grandes marcas, das pequenas produções artesanais ao impacto da sustentabilidade no setor.
Overview de novidades e tendências
Acetato bold em alta, verde em alta, metal mantendo seu espaço, lentes com muita tecnologia embarcada, lentes cosméticas e acessórios inovadores e luxuosos em alta. Estojos estilizados, alguns em formato de peixes, correntes para óculos cada vez mais sofisticadas e modernas.
Nesta primeira agenda com vocês para falar do que vivi e vi por lá, vou fazer uma cronologia dos fatos.
MIDO Preview: azeite na fabricação de armações
No dia 7 fui convidado para participar do Preview MIDO Exhibition onde, em primeira mão, convidados vip e imprensa conheceram os lançamentos das marcas italianas, onde conheci, por exemplo, a marca Oliva que, na fase do processo de tamborilamento das peças em acetato, usa azeite de oliva que eles mesmo produzem para melhorar o acabamento do seu produto.

Dia 1: cores, colagens, design, customização
No dia 8, primeiro dia aberto ao público, visitei o pavilhão das marcas independentes, designers e criadores, onde encontrei acetatos variados, colagens fantásticas, desenhos lindos e, às vezes,bem ousados, cores variadas, com predominância do azul, o pantone da vez, mocha mousse, tons pastéis, o verde ainda muito em alta, a ponto de ser chamado o novo preto.
Vi também a possibilidade de você customizar seu pedido no stand. Como? No mostruário as armações não estavam inteiras, mas em peças separadas: o frontal, as hastes e as lentes com uma grande variedade de cores e possibilidades para o lojista montar as suas peças exclusivas.

Dia 2: acetato bold e verde em alta
No segundo dia, visitamos os grandes fabricantes de armação com coleções que chegarão ao Brasil nas próximas semanas. Lá vi que o acetato bold continua em alta, metal mantendo seu espaço, lentes com muita tecnologia embarcada.

Filipe Diniz
No dia 2 encontrei o meu amigo e designer lunetier Filipe Diniz que falou sobre a nova marca da Opal Demetz, a Not For Kids, que são óculos infantis, mas com desenhos e cores adultos.
Dia 3: marcas inovadoras, sustentabilidade e design arrojado
No terceiro e último dia, o grande destaque vai para as marcas:
Sapiens: nova marca que desenha suas armações com base nas caixas cranianas.
Regenesis: construindo a cadeia de suprimento de óculos mais sustentável do mundo.
Kirk&Kirk: feito em material K-Lite que é uma fibra de vidro e que se assemelha ao acrílico mas resistente e que tem cores exclusivas da marca.
Vinylize: usa discos de vinil no processo de produção das armações.

DAY OFF: óticas centenárias
Finalizei o último dia em Milão, andando pelas ruas e pelo comércio local de óticas. Só para você ter uma ideia, a mais nova que visitamos, tinha 25 anos. A faixa de idade das outras era de 70 a 100 anos. Todas já na sua 3º ou 4º geração.
Conversando com um dos proprietários, o Boris, óptico e optometrista, soube que a personalização, marcas independentes e a exclusividade são uma realidade por lá. Por ser de fácil acesso, ele mesmo vai à Mazzucchelli, escolhe as chapas de acetato, depois leva até à fábrica, escolhe os desenhos e manda fazer sua marca exclusiva.
Bom chegamos ao final da coluna MIDO 2025 - Parte 1, mas ainda temos muita coisa para ver e falar sobre esta experiência que foi uma das maiores, dos meus 25 anos como profissional óptico.
Obrigado a todos que nos receberam, se conectaram, conversaram e nos entenderam em uma mistura de vários idiomas, motivados pela vontade de trocar informações e auxiliar esses dias em Milão e na Mido.