Cadastre-se
Liderança do Futuro - Baita Desafio!
24 Fevereiro 2025  | Seção: Colunas & Artigos  |  Categoria: Dicas
  
   A - A +
Enviar por E-mailX

Você pode enviar este conteúdo para até três amigo(a)s ao mesmo tempo.

+ 1 Amigo(a)

+ 1 Amigo(a)

Máximo:caracteres.
Enviar Conteúdo
Instigante pesquisa foi conduzida pela Escola do Caos, que tem como propósito prover o que a empresa precisa sobre Cultura, Liderança e Aprendizagem.
Data:
Cidade:

É indiscutível que são três pilares essenciais para qualquer organização alcançar sucesso sustentável.  Este artigo é sobre o pilar Liderança. 

Antes de comentar a pesquisa, vale lembrar a frase: 

"A liderança dada pelo exemplo não é a melhor, é a única.". Ela é atribuída a Albert Schweitzer, médico, teólogo, filósofo e missionário humanitário alemão, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1952.

Provavelmente a maior parte das destoantes percepções entre liderança e liderados, trazidas pela pesquisa, decorrem do GAP entre o que falam os líderes e o que efetivamente praticam. Palavras e/ou autoridade formal contam cada vez menos, o exemplo praticado, é o que conta. 

 

Pesquisa do Linkedin divulgada em 2025 

Três em cada cinco brasileiros planejam mudar de emprego em 2025, aponta LinkedIn.
É possível que boa parte desta realidade, também se justifique pelo GAP existente entre líderes e liderados. 

Para a pesquisa, a Escola do Caos inicialmente foi a campo e se valeu de mapeamento de conteúdos produzidos por representativas organizações, no que tange ao tema Liderança, considerando aquilo que é mais comum nos estudos.   

Após o mapeamento, entrevistou mais de 1.300 pessoas para ter "A liderança do futuro: nível de maturidade da liderança brasileira", visando ajudar a revelar como ela se enxerga e como são percebidas pelos seus times.
A pesquisa confirma que há relevante desconexão entre a autopercepção de lideranças e a visão que o time tem delas. 

Destaco duas destoantes percepções e até preocupantes:

*    92,5% das lideranças acreditam que passam e constroem ambientes saudáveis, enquanto apenas 55,1% dos liderados concordam com essa visão 

*    90,5% das lideranças acreditam dominar a competência: comunica-se de forma assertiva e transparente, mas somente 54.1% dos liderados concorda com isso. 

As ações para atenuar esta indesejável realidade, certamente são várias e não há uma &ldquoreceita de bolo&rdquo, cada organização tem de buscar a sua. No entanto, uma receita deve ser comum à todas: ter a efetividade na comunicação, a clareza na transparência, o firme propósito de evoluir no relacionamento (bom clima organizacional) e um endomarketing supimpa. Sem tudo isso, a meu ver, esqueça, nada feito.   

Solução? Uma eficiente e eficaz Gestão de Pessoas

Para mim, deve se esquecer o termo colaborador, quando se trata de Gestão de Pessoas.  

Uma das soluções que deve ser o foco central, tendo as pessoas ao centro na organização, é a de cuidar da permanente formação das pessoas (profissionais) e da gestão do seu desempenho, fornecendo apoio, ferramentas e funcionalidades aderentes às melhores práticas de capacitação e desenvolvimento, se valendo de metodologias alinhadas às principais demandas (como as diagnosticadas pela pesquisa) e pelas tendências globais. Tudo isso por meio de um apoio efetivo, para a busca das Realizações planejadas e Resultados esperados, atendendo o propósito e missão da empresa e das pessoas/profissionais.  

Contar com liderança e liderados, com percepções menos destoantes:  Baita Desafio para a Liderança do Futuro!

 

Ary Silveira Bueno
Fundador e Diretor da ASPR
Vice-Presidente do Instituto Brasil Digital
Presidente do Conselho do SiNEco - Sistema Nacional de Ecossistemas do Brasil Digital

 

Fonte: ASPR

 

Sobre Abióptica

A Abióptica - Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 190 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.

Fonte:
ASPR

Carregando...

Carregando...

Comentários X

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.
Máximo:caracteres.
Enviar Comentário

Carregando...

Analytics

Carregando...

Carregando...

Carregando...

Carregando...

Carregando...