Nosso entrevistado é Marcos Amaro, presidente da WL, a World of Luxury. Fundada em 2006 com o objetivo de tornar-se referência no segmento de luxo e oferecer as melhores marcas de designer para o mercado brasileiro. Hoje a WL está presente em 200 lojas pelo Brasil, e representa quatro marcas de referência no mercado: TAG Heuer - Alain Mikli - Philippe Starck e Mikli.
Nessa entrevista exclusiva para o Portal Opticanet, Marcos Amaro demonstra que tem fôlego para muito mais. Ainda mais agora com aquisição de parte das Ópticas Carol. Confira!
Opticanet: Neste momento como você poderia definir a WL no mercado?
Marcos Amaro: A WL é uma empresa voltada para o segmento de luxo, hoje nós atuamos num mercado bastante segmentado, é um mercado de nicho. Nós vendemos para 200 ópticas, que na minha opinião são as 200 melhores do Brasil, sendo que o mercado tem cerca de 20 mil ópticas, portanto nós atendemos um por cento de market share em números de pontos de vendas. A WL hoje representa marcas que tem um diferencial, um diferencial de Branding, de produto. A convergência desses dois fatores faz com que nosso Portfólio tenha um diferencial competitivo, hoje temos a Tag Hauer, Alain Mikli, Mikli, Starck, são marcas bastante sofisticadas e tem um diferencial competitivo se comparado aos seus pares. Nossa intenção é aumentar a participação no volume de compras dos nossos clientes com outras marcas. Para que eles também tenham esses diferenciais e para que façam um trabalho de diferenciação. O mercado hoje é bastante "comoditizado", você vê, várias marcas, produtos e várias ópticas, a WL oferece essa condição ao lojista para que ele conseguir trabalhar marcas melhores e de forma diferenciada. A proposta da WL é simples, e precisa daqui para frente, agregar serviços aos nossos clientes, portanto estamos indo para um Showroom, estaremos inaugurando esse showroom entre julho ou agosto deste ano, e pretendemos receber nossos clientes nesse espaço e oferecer propostas diferenciadas em termos de atendimento, de novas marcas, exposição de produtos, essa é a proposta da WL.
Opticanet: A sua empresa representa quatro grandes marcas que são focadas em públicos de alto padrão que valorizam a exclusividade. Agora com a aquisição de parte da Ópticas Carol, você está apostando mais no Varejo Popular?
Marcos Amaro: Sim, na verdade, entendemos que os dois mercados são bastante interessantes. Nós temos uma estratégia de investimento dentro do Segmento de óptica e acreditamos muito no Varejo. Entendemos que o mercado é bastante fragmentado, portando alguns players tendem a partir para um movimento de consolidação, mas nós entendemos também, que o déficit visual brasileiro é muito grande, mais de 35 milhões de pessoas não tem acesso a receita, e com o crescimento da massa salarial e do crédito essas pessoas vão ter condição para consumir óculos de grau, uma vez que o receituário representa mais de 60% de uma óptica. Então nossa intenção é entrar mesmo no mercado, vendo que no Brasil isso vem crescendo de uma forma explícita, principalmente entre as classes menos favorecidas. Sendo assim pretendemos ter os dois negócios, obviamente que o foco da Carol são as classes B e C, mas nada impede também que a Carol tenha lojas também para a Classe A. Mas é importante frisar que a mesma seleção que a WL faz para ter os seus clientes ela fará também para a Carol, sendo franquias ou lojas próprias.

Opticanet: Você sabe me dizer em quantas lojas da Carol você tem participação?
Marcos Amaro: Na verdade, nós temos hoje, participação da franqueadora, portanto temos ações de empresa de franquias que vendem os seus serviços. Nossa intenção na franqueadora é aumentar o número de lojas e a participação da Carol, sejam elas através de um processo de conversão de bandeiras ou de novas ópticas via franquia, mas também pretendemos ter lojas próprias. Hoje a franqueadora tem somente 5 lojas próprias, são lojas em locais estratégicos, mas nós entendemos que faz sentido aumentarmos as lojas próprias da Carol, portanto, investiremos em lojas próprias, aumentaremos o número de franquias e investiremos também em outras unidades de negócio que são importantes em nossa avaliação para consolidação do negócio como um todo, a distribuição, laboratório e uma unidade de serviços compartilhados que vai prestar todos os serviços ao suporte dessa operação.
Opticanet: Tem previsão de inaugurar mais lojas da Carol em outros estados?
Marcos Amaro: Nossa intenção é nos consolidar no estado de São Paulo. Hoje a Carol tem 220 lojas no Estado, sendo que 20% da rede está na grande São Paulo e 80% está no interior do Estado. Mas mesmo assim, nós entendemos que é necessário aumentar o número de lojas na cidade de São Paulo, para ganhar mais visibilidade e número de endereços. Sendo que muitas dessas lojas também serão lojas próprias para fortalecer a própria Rede. Feito isso, a nossa estratégia será de crescer para o Brasil no modelo regional, como a Carol cresceu em São Paulo. Pretendemos selecionar um determinado estado para fazer o mesmo trabalho que a Carol fez em São Paulo. Esse movimento é muito importante principalmente por causa da estratégia de comunicação e mídia da Rede.
Opticanet: Você disse recentemente numa entrevista que traria a Cacharèl para o Brasil para um relançamento. Como está esse processo?
Marcos Amaro: Estamos estudando algumas opções, porque na verdade aparecem várias oportunidades para o nosso negócio, mas nós somos muito seletivos e é importante não perder o foco. A Cacharel, é uma marca que tem seus diferenciais, mas dentro do nosso Portfólio não é uma marca que completa todos os requisitos que nós entendemos que uma marca precisa ter. Mas, mesmo assim, a Cacharel é uma marca que completa o portfólio do lojista no preço que ela atua, mas nossa intenção é também buscar outras marcas, mas nesse momento estamos estudando mais duas marcas, que pode ser que esse negócio se realize a curto ou médio prazo, mas ainda estamos sendo bastante seletivos para adquirir essa grife ou não ao nosso portfólio.
Opticanet: Quais são os planos para a WL no futuro próximo?
Marcos Amaro: Consolidar a presença dela no segmento da óptica, para isso é necessário adquirir outras grifes para aumentar nosso volume de importância dentro dos nossos clientes. Saindo disso, quando a WL expandiu negócios dela para outros mercados de atuação direcionados ao segmento de luxo, nossa intenção é buscar acessórios que também tenham valor agregado e que também tenham diferencial competitivo. Para que a possamos fazer um trabalho de acordo com o nosso posicionamento e estratégia, dentro do nosso modelo de negócio. Mas é importante dizer que a Carol é uma empresa separada da estrutura, na verdade temos a Amaro Participações que constitui uma fábrica de marcas que por sua vez é sócia da Carol e da WL, que são estruturas separadas, com pessoas diferentes na gestão, com filosofias diferentes.
Opticanet: Qual a dica que você daria para os profissionais do mercado óptico?
Marcos Amaro: Para os profissionais eu digo: bastante iniciativa, ambição é importante, mas aliada à ferramentas que te permitam fazer esse trabalho de forma correta. É muito importante para todo empresário no Brasil ter a iniciativa, não ter medo e acreditar. Ter o sentimento de predestinação, mesmo com as condições macroeconômicas favoráveis ou desfavoráveis. Ter muito estudo, se preparar, e ter essas ferramentas de controle, leitura, cursos, e se associar a pessoas boas, na minha avaliação, isso é fundamental para o sucesso.
Para o segmento de óptica eu diria que a diferenciação vai fazer com que o pequeno óptico faça um trabalho diferente. O mercado tende a se consolidar, muitas outras redes estão crescendo no Brasil e outras virão para cá, mas se o lojista não tiver um diferencial de produto, de serviço e de gerar valor ao serviço que ela pode oferecer, ele não aguentará. Mas acredito que ainda existe espaço para todos.