Portal Opticanet
06/12/2018 07:01
Saúde
Dê férias para as lentes de contato
Aproveite os dias de descanso para deixá-las um pouco de lado e favorecer a saúde dos seus olhos
As lentes de contato são imprescindíveis para algumas pessoas enxergarem e terem uma boa qualidade de vida.
 
No entanto, seu uso contínuo e muitas vezes errado pode acarretar problemas e danos à visão. Por isso, aproveitando o período de férias, os dias longe do escritório e quando, normalmente, as pessoas relaxam mais com os cuidados com a lente, a recomendação da oftalmologista, Cláudia Benetti, é dar folga uma para elas e lançar mão do bom e velho óculos. 

"As lentes de contato tem uma porosidade que permite o respiro dos olhos, mas se o paciente não respeita o tempo de descarte, podem acontecer complicações. Existem lentes que podem ser usadas por 30 dias sem tirar dos olhos, segundo o fabricante, no entanto, só a presença física das lentes pode favorecer alguma reação inflamatória ou dificuldade da lubrificação na região", explica Cláudia 

A oftalmologista ressalta ainda que o mau uso das lentes pode causar infecções, quadros alérgicos arrastados e, em alguns casos, ulcerações na córnea, que podem deixar cicatrizes a longo prazo. "As lentes de contato podem ser uma doença em potencial se o seu uso e higiene não forem adequados e se seu tempo de descarte não for respeitado". 

A discrição das lentes e a sua possibilidade de uso frequente é uma comodidade e tanto, mas é importante, mesmo no corre-corre, ficar atento ao tempo delas nos olhos e respeitar a orientação de permanência, de acordo com cada tipo e cada fabricante.  

Cuidados com o uso da lente: 

- limpe bem as mãos antes de manuseá-las;

- não use produtos inadequados para o armazenamento;

- respeite o tempo de descarte de cada tipo de lente;

- sempre que tiver dúvidas, procure um oftalmologista.  


Dra. Cláudia Benetti 

Formada pela PUC-Campinas, especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), pós-graduada em Medicina Chinesa e Acupuntura pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e pós-graduada em Medicina Integrativa pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
Fonte: Infinito Comunicação
Tags: Cláudia Benetti, oftalmologista, olhos, visão, saúde, diabetes
https://opticanet.com.br/