Em sua primeira visita ao especialista da visão aos 41
anos, o consumidor recebeu uma prescrição.
AO +1,00 Esf. para perto.
Analisando
a profissão do paciente que exigia visão a meia distância, o consultor óptico
indicou um bom progressivo, para facilitar as atividades diárias.
Este consumidor deixou de efetuar o acompanhamento de sua
saúde visual durante muitos anos. Agora véspera aos seus 49 anos, não possui
mais qualidade de visão para perto e recebe uma prescrição:
OD +1,50
<> -0,50 x 75° Ad. 1,75
OE +1,50 <> -0,50 x 135° Ad. 1,75.
Comprou
uma lente de qualidade segundo o consultor óptico em seus primeiros óculos,
portanto foi indicada a manutenção exatamente da mesma lente, marca, modelo e material. Afinal, se
adaptou de forma impecável.
No momento da retirada, queixa-se que o campo de visão
está muito menor que seus óculos anteriores.
Questiona a marca e qualidade das
lentes, certificado, receita.
E agora ?
Neste momento o consultor usando das argumentações
convencionais, pede ao consumidor visitar o responsável pela prescrição.
O que ocorreu?
Ao analisar topografias de progressivos notamos como
regra geral para a mesma marca e modelo, constantes quanto a aberração:
1-) Quanto maior a dioptria, maior o campo de distorção.
2-) Quanto maior a adição, maior o campo de aberração.
3-) Lentes com cilíndrico, possuem maior campo de
distorção em relação a esféricas.
4-) Lentes com astigmatismo oblíquo, possuem aberração
maior em relação a lentes com prescrição a regra ou contra regra.
Diferença de desenhos
esférico e com cilíndrico obliquo.
Baseado neste conhecimento, sempre que o consumidor
estiver para aviar uma nova receita com dioptrias muito diferentes,
cientifique-o que o campo de visão não será o mesmo.
Outra situação normal, é a comparação do consumidor de
seus óculos com o da mãe ou esposa, que possuem dioptrias e ametropias
diversas, e optar em adquirir uma lente baseado na experiência familiar, e
então não conseguir um campo de visão satisfatório.
Faça a indicação e esclareça o consumidor que o óculos é um projeto individual que leva a estudo de necessidades e aplicação.
Esclareça de forma ampla e oferte a solução
que satisfaça suas necessidades plenamente. Para orientar o consumidor de forma
proficiente o estudo da óptica é fundamental.
Professor
Rodrigo Sonoda
professor@rodrigosonoda.com.br
Coordenador
Docente W Educar - OWP Educação
Óptica
e Optometria
Consultor
ABCI - Associação Brasileira Ópticas
Citação:
SONODA-R.T.