O uso
intenso do sistema visual no novo tempo, promoveram diversas queixas observadas
pela optometria, oftalmologia e óptica.
A
principal queixa é a astenopia e fadiga ocular, segue-se pela síndrome do olho
seco e falta de concentração e absorção do conhecimento.
Diversos
fatores são importantes para o sistema visual: fatores fisiológicos, ambientais,
hábitos e costumes.
Muito se discute sobre a exposição a
luz azul e seus efeitos negativos para o sistema neurológico e ocular. É
necessário ressaltar que as lâmpadas utilizadas atualmente emitem entre 3 e 5
vezes mais luz azul que celulares ou notebooks.
Entre os fatores ambientais ainda
devemos considerar a umidade relativa do ar que deve ser entre 55% e 65% e a
temperatura entre 18°C e 27°C para o conforto visual.

A utilização da iluminação deve ser
ponderada em quantidade e posicionamento no teto para evitar reflexos nas telas
e fadiga por falta ou excesso de lumens.
O abuso na fixação e uso da visão de
perto promove o aumento da miopização no mundo,longos períodos de leitura em especial abaixo de 30cm promove alterações
anatômicas oculares que acometem o comprimento axial. Esse fator é preocupante
no mundo e esta sob o olhar atendo de
grandes fabricantes de lentes no Japão para a criação de lentes que permitam o
combate ao efeito nocivo exposto.
Ainda é importante frisar que a
fixação excessiva leva a baixos ciclos de piscada, promovendo a síndrome do
olho seco e o usuário começará a friccionar os olhos para ajudar o efeito de
embaçamento. Esse coçar dos olhos é um fator perigosíssimo para o
desenvolvimento de ceratocone.
Para a proteção ocular o sistema
20-20-20 de Jefrey Anshel é importante. A cada 20 minutos olhando para perto,
realizar uma pausa e olhar a 20 pés (6 m) por 20 segundos, desta forma o
relaxamento previne diversos fatores negativos para o sistema visual.
FONTE: SONODA, R. T., & DA
SILVA, F. K. (2021). HIGIENE VISUAL:ALTERAÇÕES OCULARES, MOTORAS E A
APRENDIZAGEM.RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN
2675-6218,2(9), e29710.
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.710
AUTORES: Núcleo WEducar; SUART, Carlos Cesar; ESCANHOELA, Carlos Augusto Jr; RODRIGUES, Kelly Cristina de Freitas; OLIVEIRA, Fabiano Paes.