Na noite de sexta-feira, 22/11, a Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul) esteve presente como apoiadora do 10º Prêmio Bornancini de Design, organizado pela Associação de Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (Apdesign). O evento, realizado no Nau Live Spaces, em Porto Alegre, reuniu profissionais, estudantes e entusiastas do design em uma celebração que enalteceu a inovação, a sustentabilidade e o impacto transformador do design na sociedade.
Com uma trajetória iniciada em 2006, o Prêmio Bornancini consolidou-se como uma das mais prestigiadas distinções de design no Brasil. Promovido de forma bienal, presta homenagem ao renomado designer gaúcho José Carlos Mário Bornancini, ícone do design nacional, que completaria 100 anos em 2024. Nesta edição especial, o prêmio enfatizou o pensamento sistêmico no design e a conexão de ideias como caminhos para abordar desafios contemporâneos de maneira inclusiva e sustentável.
A presidente da Ajorsul, Andrea Rocho Neumann, esteve presente na cerimônia e realizou a entrega dos prêmios nas categorias de Design de Moda, reconhecendo talentos tanto de profissionais quanto de estudantes. "A Ajorsul valoriza o papel do design como um elo que conecta pessoas, culturas e conceitos. Esta premiação é uma forma de destacar talentos e fomentar a criação de soluções que promovam um futuro mais inovador e responsável", destacou Andrea.
O Prêmio Bornancini reforça o papel do design como catalisador de mudanças significativas, incentivando o desenvolvimento de projetos que impactem positivamente a sociedade. Com esta parceria, a Ajorsul reafirma seu compromisso com iniciativas culturais e educacionais que fortaleçam o setor criativo no Rio Grande do Sul e no Brasil.
Redação: Marcelo Matusiak
Sobre a Ajorsul
A Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul) atua no fortalecimento e desenvolvimento dos setores que representa. Oferece informação, atualização, aprimoramento tecnológico, parcerias e oportunidades comerciais e mercadológicas, fomento e desenvolvimento dos segmento representados, além de contribuir para o crescimento da economia e da sociedade do Rio Grande do Sul.