Portal Opticanet | 08/01/2025 08:01/2025 | Colunas & Artigos
Viés da concordância.
 
Você já se sentiu em um ambiente em que as pessoas possuíam uma opinião contrária à sua? Sentiu aquele desejo de mudar, ou até refletiu na possibilidade?
 
Vou falar do viés de concordância. Mas vou contar um caso interessante. 

Sempre ando de transporte público (trem). E no trem existem ambulantes. Costumo observar como eles vendem, mas um deles estava com uma estratégia. Combinou anteriormente com alguns amigos que comprassem seus produtos (simulando serem pessoas comuns no vagão). Quando o vendedor no vagão entrou e ofereceu os seus produtos, dois amigos, um em cada ponta do vagão, ergueram as mãos solicitando o produto. Pessoas que assistiam a essa simulação (sem saberem), ergueram também as mãos, solicitando o produto (alguns até compraram a mais). O vendedor ambulante, por meio do viés de concordância, vendeu praticamente tudo que estava na sacola e nas mãos. Desci na estação, juntamente com o vendedor e os amigos, onde se encontraram e comemoraram as vendas realizadas. 

Pensando em nosso negócio, induzimos ao viés de concordância, quando usamos as seguintes estratégias:

Frases: "Tenho apenas essa peça, vendemos muitas delas!", "A atriz usa essa peça, e com isso já vendemos muitas delas, aproveite é a última!", " Não temos mais, é a sua oportunidade, não tenho como guardá-la!".

Exposição: TV na própria loja, exibindo o modelo da armação, com frases: "Todas as pessoas estão usando!?, ou, "Modelo desse verão, você quer entrar na moda? Então adquira os seus óculos!". Cartazes na loja com modelos das armações oferecidas (cartazes com modelos que você tem na loja).

Vendedores: o modelo que você ofereceu para o seu cliente, os vendedores, gerente, dono, colaboradores usando o mesmo modelo ou parecido.

As pessoas tendem a manter a opinião da maioria que se encontra no mesmo ambiente. Por isso, quando você perceber que está com a venda "travada", saia rapidamente do assunto da venda, converse sobre qualquer coisa (de preferência que cause um ótimo impacto no cliente), até o seu cliente se sentir à vontade (observe o corpo do seu cliente - lembre-se: o corpo fala). Após isso, volte na venda e peça para o seu cliente colocar os óculos, chame a equipe na sua óptica e pergunte a eles se gostaram, se todos disserem que sim, é possível que a cliente entre no viés de concordância.

Use e abuse do viés de concordância em sua Óptica, é uma forte ação para o seu cliente comprar com você!

Ótimas vendas!

Prof. Marcelo Santana.
Gestor acadêmico do Polo Bela Vista da Cruzeiro do Sul. Óptico desde 1999 (vendedor e Gerente), Técnico Óptico, Tecnólogo em Óptica e Optometria, Especialização em: Optometria Avançada, Ortóptica e ciência da visão e Optometria comportamental. Mestrando em Tecnologia da Saúde e estudante de Psicologia.
 
Fonte: Angelo e Alves
 
Tags: Prof. Marcelo Santana, Técnico em Óptica, Optometria, visão
 
https://opticanet.com.br/colunas-artigos/18495/vies-da-concordancia
(Acesso em: 17/01/2025)