Portal Opticanet | 24/02/2015 24:02/2015 | Colunas & Artigos
Sistemas de informações de marketing e o varejo óptico
 
Artigo Optidados:
 
Como o óptico pode usar as informações do seu negócio e do mercado para driblar o atual obscuro cenário econômico?

Para o empresário é senso comum que o ano de 2015 será difícil. O último relatório Focus emitido pelo Banco Central Brasileiro, em 9 de fevereiro, aponta que a previsão do Produto Interno Bruto - PIB para 2015 caiu para 0%. Além da estagnação econômica, o dólar não para de subir e é esperado ultrapassar os R$ 3,00, ainda nesse semestre. 

Afinal, como essa realidade pode impactar o varejo óptico?

A resposta é que boa parte das commodities utilizadas para a fabricação de armações e lentes oftálmicas são importadas e a alta do dólar causa impacto direto nos custos de produção, o que fará a indústria aumentar os preços e consequentemente repassará ao consumidor final. Este, por sua vez, além dos óculos, enfrentará a alta nos preços de outros produtos e poderá priorizá-los, deixando de renovar suas lentes em 2015.
Uma das saídas para amenizar os efeitos da fraca economia é investir na inteligência de negócios de sua ótica e utilizar os próprios dados, somados às informações do mercado, para fomentar novas vendas, além de fidelizar seus clientes. 

Como fazer isso?

O primeiro passo básico é possuir um sistema de gestão. Se sua óptica ainda não possui software de gestão, você está bastante defasado em relação aos seus concorrentes. Outro ponto extremamente relevante, talvez o maior, são os riscos decorrentes de fiscalizações, os quais tendem a se intensificar em 2015 e em 2016, devido às novas exigências fiscais, desse e do ano que vem.

Saiba mais em: 

http://www.optidados.com.br/#!Varejo-Óptico---Desafios-e-Oportunidades-Para-2015-e-2016/c3mk/F9A09EBE-2BA1-4C9C-ACBC-DD5069E6C28D

http://www.optidados.com.br/#!O-varejo-óptico-e-a-nota-fiscal-eletrônica-ao-consumidor/c3mk/F2616798-83BE-49E4-A9CD-B934789EA012

Para que suas ações tenham êxito é necessário que utilize sistema voltado ao varejo óptico, afinal, cada mercado possui suas peculiaridades e consequentemente as informações valiosas devem ser tratadas de forma diferenciada, para o seu real êxito.  Além da Optidados Soluções Ópticas, outras empresas possuem softwares exclusivos para ópticas, os quais funcionam melhor do que sistemas genéricos.

Como um software óptico pode te ajudar? 

Antes de utilizar as informações é preciso que elas tenham muita qualidade. Informações de qualidade ruim e/ou duvidosa farão o gestor tomar decisões erradas, ou pior, podem afetar a imagem da sua óptica. Por exemplo, a emissão e envio de mala-direta mal feita.   Essas informações são fornecidas pelos clientes, porém, é preciso disciplina do corpo de vendas para que ela seja obtida de forma ideal e completa. Se o gestor não cobrar qualidade, dificilmente a informação será útil. É como uma pedra preciosa mal lapidada. 
Com informações pertinentes de boa qualidade, você poderá antecipar o comportamento de compra de seus clientes e ao invés de esperar pela visita você poderá gerar o interesse deles em visitá-lo.

 Quais informações utilizar?

A princípio você pode começar, extraindo informações de clientes que estão com suas receitas médicas vencidas e que sua última compra supere determinado valor. Com esta lista de clientes você determinará o melhor canal de comunicação, seja ligações, SMS, email ou até mesmo WhatsApp, dependendo do seu público alvo, para atraí-los.
Esse tipo de comunicação antecipa o desejo de compra do cliente, melhora a comunicação e pode fazê-lo se sentir especial. O valor da última compra do cliente, neste caso, é muito importante para determinar qual a melhor comunicação.  Investir em uma comunicação mais cara, como ligações e/ou correspondências, com cliente que costuma comprar produtos de baixo valor não é a melhor opção. Clientes diferenciados gostam e devem ter maior e melhor atenção. 

Outras dicas que podem ajudar sua óptica no aumento das vendas:


 
Onde posso conseguir informações sobre o varejo óptico?

Além da leitura de artigos e de revistas especializadas e visitas a Portais ligados ao segmento, filie-se a entidade representativa setorial, como é o caso da Associação Brasileira da Indústria Óptica - ABIÓPTICA. Desde 2012 ela integra o varejo em seu quadro de associados e trabalha pelo desenvolvimento do segmento Óptico. 
Sabemos que com o varejo fortalecido, o setor todo cresce e evolui. Visite www.abioptica.com.br 

Não existe segredo, para evoluir é preciso mudar, se você ainda não faz nenhuma dessas ações é bom começar, pois seus concorrentes podem ter começado. Boa Sorte!

Ary Silveira Bueno

Contador - Diretor da ASPR Auditoria e Consultoria
Co-autor: Contabilidade para Cursos de Engenharia (Gestão Financeira e Econômica)  -  Editora Atlas -  2014

Orlando Silveira Bueno Neto - Administrador
Optidados Soluções Ópticas
 
Fonte: Optidados
 
Tags: ASPR, Ary Silveira Bueno
 
https://opticanet.com.br/colunas-artigos/8979/sistemas-de-informacoes-de-marketing-e-o-varejo-optico
(Acesso em: 03/12/2024)