Além de muita diversão para as crianças e adolescentes, a temporada de férias pode ser uma boa época para fazer um check-up oftalmológico. De 5% a 10% dos pré-escolares e 25% dos meninos e meninas em idade escolar têm problemas de visão. E a adolescência é o período em que mais comumente surge a dificuldade para enxergar de perto.
Segundo o professor-doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo, Marcello Colombo Barboza, diretor do Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos, quando se trata de doenças oculares, o diagnóstico precoce é fundamental para o resultado do tratamento. Em crianças, os problemas mais comuns são: Ambliopia, mais conhecida como Olho Preguiçoso, Estrabismo e os erros refracionais, Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia.
Nos jovens, as questões que vêm à tona durante a consulta com o oftalmologista são uso de óculos de grau e de sol e das lentes de contato. "Apesar de uma fase difícil, é fundamental o adolescente visitar seu oftalmologista, pois, miopia, astigmatismo e hipermetropia, além de doenças como ceratocone (doença que atinge e deforma a córnea) e alergias oculares, são muito recorrentes nessa faixa etária e podem comprometer a qualidade visual do paciente", destaca o médico.
Em geral, os exames são específicos de acordo com a idade. Crianças não-alfabetizadas são apresentadas a desenhos no lugar das letras durante o teste de visão. A primeira avaliação ocular deve ser feita ainda na maternidade, o conhecido Teste do Olhinho. Depois, as consultas precisam ocorrer aos 6 meses, 3 anos, 5 ou 6 anos.
Se a criança ou o adolescente usa óculos, o ideal é que a consulta com o especialista em olhos seja anual. Se não apresentar nenhum problema de visão, pode espaçar para cada dois anos. "É bom lembrar que um teste de visão apropriado em idade precoce é fundamental para garantir que seu filho tenha habilidades visuais necessárias para ter sucesso na escola. Um aluno que não enxerga bem tem o aprendizado e o futuro comprometidos".
Sobre o Hospital Oftalmológico Visão Laser
Fundado em 1936, pelo Dr. Luiz Barboza Filho, como Clínica Visão, o Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos, é referência em saúde ocular na Baixada Santista. Hoje a unidade é dirigida pelos familiares do fundador, o filho Luiz Roberto Colombo Barboza, a nora Maria Margarida e os netos Marcello e Guilherme Colombo Barboza - todos oftalmologistas.
O VL conta com profissionais de diversas subespecialidades clínico-cirúrgicas, além de anestesistas, enfermeiros e ortópticos. Mantém intercâmbio com os maiores centros oftalmológicos do Brasil e do mundo, como o Instituto Barraquer, em Barcelona (Espanha), e o Bascom Palmer, em Miami (Estados Unidos). O endereço é Avenida Conselheiro Nébias, 355, Vila Mathias, telefone (13) 2104-5000. Mais informações no site www.visaolaser.com.br.
Sobre Marcello Colombo Barboza
É professor doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo e titular da cadeira de Oftalmologia na Faculdade de Medicina do Unilus (Centro Universitário Lusíada). É ainda professor assistente no Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo, diretor do Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos, e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, do Concílio Internacional de Oftalmologia e da Associação Americana de Oftalmologia.