Portal Opticanet | 08/02/2016 08:02/2016 | Saúde
Carnaval pede cuidado com os olhos
 
Aglomerações favorecem conjuntivite
 
A poucos dias do início da folia, vale saber que nesta época os olhos estão mais sujeitos a riscos de problemas. As aglomerações, por exemplo, favorecem o contágio da conjuntivite ? inflamação da conjuntiva, a membrana que recobre o olho. Além disso, as pessoas aproveitam mais os dias de sol no mar e na piscina, o que pode gerar irritações.

A dica do professor doutor em Oftalmologia, Marcello Colombo Barboza, diretor do Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos, é não descuidar da higiene, lavando sempre as mãos e evitando compartilhar objetos pessoais, como toalhas e maquiagens. "Ao menor sinal de irritação, lave os olhos com água fria corrente, evite coçá-los e, caso os sintomas não desapareçam logo, procure um especialista onde quer que esteja. Nunca se automedique?, recomenda.

Usuários de lentes de contatos precisam ainda de mais atenção. As lentes não devem ser usadas no mar ou na piscina, pois elas podem se contaminar facilmente com bactérias ou fungos. "Se for viajar, não se esqueça do kit das lentes de contato e não descuide da higienização?, avisa Colombo Barboza.
Para todos, a recomendação geral é usar óculos de sol com fator 100% de proteção contra os raios UVA e UVB, até mesmo nos dias de mormaço e sem sol. "Viseira e boné também são excelentes para a proteção da área dos olhos?. 
 
Sobre o Hospital Oftalmológico Visão Laser
 
Fundado em 1936, pelo Dr. Luiz Barboza Filho, como Clínica Visão, o Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos, é referência em saúde ocular na Baixada Santista. Hoje a unidade é dirigida pelos familiares do fundador, o filho Luiz Roberto Colombo Barboza, a nora Maria Margarida e os netos Marcello e Guilherme Colombo Barboza - todos oftalmologistas. O VL conta com profissionais de diversas subespecialidades clínico-cirúrgicas, além de anestesistas, enfermeiros e ortópticos. É credenciado pelo Ministério da Saúde para captar e transplantar córneas na região. Mantém intercâmbio com os maiores centros oftalmológicos do Brasil e do mundo, como o Instituto Barraquer, em Barcelona (Espanha), e o Bascom Palmer, em Miami (Estados Unidos). O endereço é Avenida Conselheiro Nébias, 355, Vila Mathias, telefone (13) 2104-5000. Mais informações no site www.visaolaser.com.br.  
 
Sobre Marcello Colombo Barboza
 
É professor doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo e titular da cadeira de Oftalmologia na Faculdade de Medicina do Unilus (Centro Universitário Lusíada).  É ainda professor assistente no Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo, diretor do Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos, e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, do Concílio Internacional de Oftalmologia e da Associação Americana de Oftalmologia.
 
Fonte: Fernanda Mello
 
Tags: Visão Laser, olhos, visão
 
https://opticanet.com.br/saude/9884/carnaval-pede-cuidado-com-os-olhos
(Acesso em: 25/05/2024)