O correto é óptica e não ótica!
8 Agosto 2008  | Seção: Óculos & Cultura  |  Categoria: 
  
   A - A +
Enviar por E-mailX

Você pode enviar este conteúdo para até três amigo(a)s ao mesmo tempo.

+ 1 Amigo(a)

+ 1 Amigo(a)

Máximo:caracteres.
Enviar Conteúdo
Saiba porque é tão comum o uso errado dessas palavras e como...
Data:
Cidade:
Crédito da Foto: Ótica ou Óptica

Saiba porque é tão comum o uso errado dessas palavras e como usá-las corretamente

 

É comum vermos publicadas as palavras óticas e ópticas escritas num contexto errado, mas porque essas palavras causam tantas confusões?

A Língua Portuguesa é rica e todos sabem disso, mas o que quase ninguém sabe são das reais mudanças que foram acontecendo através dos anos, na qual surgiram muitas regras e adaptações das palavras. No caso de óptico e ótico, foi uma dessas mudanças mal divulgadas que causou tanta confusão, uma delas é no uso grafia correta de óptica e seus cognatos que por descuido e ignorância sofreram a supressão da letra "p".

 

Quando se escreve óptico com a letra "p" na primeira sílaba estamos nos referindo ao sentido da visão e ótico sem o "p" estamos nos referindo ao sentido da audição.
Assim, tudo que se relaciona aos olhos ou à visão deve receber a letra "p" depois da primeira vogal, como: quiasma óptico, nervo óptico, tálamo óptico, fibra óptica entre outros.  Por sua vez, os termos que se referem ao ouvido ou ao sentido da audição escrevem-se sem o "p", como: gânglio ótico (gânglio de Arnold), cápsula ótica, aparelho ótico (auditivo). Ambas as palavras derivam do grego: optikós e otikós.


Óptica, por definição, é a parte da Física que trata da luz e dos fenômenos da visão. Mas é muito comum nos depararmos com a designação da palavra em estabelecimentos onde se vendem ou se fabricam óculos e instrumentos ópticos. E são esses estabelecimentos que mais têm contribuído para a descaracterização da palavra Óptica, adotando ou em sua razão social, ou em seus anúncios e letreiros, a forma equivocadamente simplificada de Ótica.

.
Consultando-se os catálogos de telefones das principais cidades do Brasil, verifica-se que é extremamente reduzido o número de estabelecimentos que ainda preservam a forma tradicional de Óptica (com p).

 

Mas essa troca de palavras não acontece só nos estabelecimentos, mas também na classe médica. Talvez por ação subliminar, à força de ler e de ouvir a cada instante a palavra ótica com o sentido de óptica, a própria classe médica passou a aceitar passivamente a supressão do "p" na palavra óptica e seus derivados. Afinal, a pronúncia e a escrita tornam-se mais fáceis.


Segundo o banco de dados da BIREME, nos últimos 20 anos foram publicados em português, no Brasil, 121 artigos científicos utilizando no título do trabalho a palavra óptica ou óptico, com o "p",  tanto como substantivo como adjetivo, enquanto 46 usaram a forma ótica,ou ótico, sem o "p", referindo-se ao sentido da visão, o que demonstra que ainda predomina na literatura médica brasileira a forma correta, com a preservação da letra p.


É interessante assinalar que na maioria das vezes em que se suprimiu a letra "p", o termo não se refere à estrutura anatômica ou condição patológica, sendo empregado na expressão "sob a ótica de" ou "na ótica de", com o sentido genérico de "maneira de ver", de "interpretar" determinado evento ou situação. Este fato sugere que ainda é tempo de se corrigir este equívoco da linguagem médica.


Com os hispano-americanos isso não acontece, no mesmo período foram publicados 95 artigos redigidos em espanhol, todos com a forma correta, preservando o "p", o que indica que eles não incorrem no mesmo erro.


Agora que você já sabe a forma correta de usar a palavra óptica, repasse essa importante informação a todos, porque a partir daqui, ninguém tem mais a desculpa de dizer que não sabia do que se tratava tal diferença!

Fonte:
Opticanet/Claudia Jovedi

Carregando...

Carregando...

Comentários 5X

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.
Máximo:caracteres.
Enviar Comentário
Feedback - 04/Abr/2021 às 16:04h
Matéria com o propósito de explicar um erro de português, porém cheia de erros de português. É "saiba por que", por exemplo.
Braulio Dantas - 05/Nov/2020 às 12:11h
Ambas as formas estão corretas segundo os melhores dicionários, sendo ótica a preferida. A etnologia do grego tem muito pouca autoridade sobre isso, porque de outra forma estaríamos ainda escrevendo secção, actor, adoptar, direcção. O acordo ortográfico de 1990 do qual o Brasil é signatário deixa claro que as letras só devem ser escritas se forem articuladas, como quase ninguém pronuncia o p, não faz sentido escrevê-la Veja www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2004200011.htm .
Camila Canto - 05/Set/2008 às 13:09h
Acho que nesse caso tem que ser usado corretamente, e o termo correto deve ser divulgado. Pois uma mesma palavra não pode significar visão e audição. Acho muito triste que a população prefira viver na ignorância e presistir no erro. Muito boa matéria.
Fernando Fancelli - 29/Ago/2008 às 18:08h
A palavra ótica, a ciência da vista, parte da física que estuda os fenômenos da luz. Vem apenas substituir a ANTIGA raíz do latim em que se escrevia optica, como antigamente se escrevia optimismo e hoje otimismo, optimista e hoje otimista . FERNANDO FANCELLI.
EDSON CALAMIA - 08/Ago/2008 às 10:08h
Ninguém pode ir contra os costumes, acredito que a maioria das ópticas sabem que o correto é com o p, mas a cultura popular suprimiu o "p" e não adianta querer mudar, por isso nos adaptamos, não vejo nenhum problema de uma mesma palavra significar coisas diferentes, existem várias palavras na lingua portuguesa que significam várias coisas.
Analytics

Carregando...

Carregando...

Carregando...

Carregando...

Carregando...