Em 2024, a iniciativa manteve parceria com 199 cooperativas, reunindo 5.594 catadores de materiais recicláveis em 174 municípios, em todas as regiões do Brasil.
Essas organizações geraram juntas R$ 114 milhões em receita bruta, com renda média mensal de R$ 1.705 por catador - acima do salário mínimo nacional. Outro destaque é o protagonismo feminino: 53% dos catadores parceiros são mulheres, reforçando o compromisso com diversidade e empoderamento.
A Abióptica, que atua como parceira do projeto ao lado da Abipla e Abimapi, celebra os avanços conquistados. Para a diretora executiva Ambra Nobre Sinkoc, "o programa alia sustentabilidade e impacto social, provando que a logística reversa pode transformar realidades e gerar valor para toda a sociedade."
Com investimentos em capacitação, infraestrutura e apoio técnico, o Mãos Para o Futuro consolida sua posição como modelo de logística reversa inclusiva e sustentável, antecipando desafios futuros e fortalecendo a cadeia da reciclagem no Brasil.
Fonte: ABIHPEC
 
Sobre a Abióptica
Desde 1997, a Abióptica - Associação Brasileira da Indústria Óptica - representa e fortalece o setor óptico no Brasil. Reúne mais de 200 empresas associadas, responsáveis por mais de 95% das marcas comercializadas no país. Sua missão é conectar indústria e varejo, defendendo os interesses do consumidor e impulsionando o desenvolvimento do segmento.