Óptica no Brasil | Economia

Varejo óptico cresce 10% em setembro de 2025 sobre setembro de 2024

Volume faturado foi de R$ 2,4 bilhões, retomando patamar de julho Crescimento registrado é reflexo da base mais baixa de 2024 quando houve desaceleração de consumo

As vendas no varejo óptico brasileiro (PDV) em setembro de 2025 apresentaram crescimento de 10% sobre o mesmo período de 2024. No mês, o faturamento foi de R$ 2,4 bilhões. "Esse crescimento expressivo acontece porque no segundo semestre do ano passado tivemos desaceleração de consumo", explica Ambra Nobre Sinkoc, diretora Executiva da Abióptica - Associação Brasileira das Indústrias Ópticas.

Outro aspecto que está influenciando o desempenho em 2025 é a dinâmica de recuperação de mercado do varejo óptico físico. No período, as empresas tem apoiado suas estratégias comerciais em lançamentos, recomposição de estoques e fortalecimento de ações promocionais de grandes marcas. "Com isso, houve aumento no valor do ticket médio, refletindo o avanço das linhas premium e solares, além da correção inflacionária sobre produtos importados", explica a executiva.

O resultado de setembro sinaliza a retomada das vendas de julho quando naquele mês os PDVs do setor óptico faturaram R$ 2,4 bilhões, ante R$ 2,24 bilhões em agosto. "Esse movimento oscilatório nesses três meses mostra que ainda não podemos falar que o crescimento de setembro é uma tendência consolidada", diz Ambra que completa: "até o final do ano poderemos observar novas variações mas ainda é cedo para antecipar quais". A estimativa de crescimento para 2025 projetada pela Abióptica é de 5% em relação a 2024.

O setor óptico emprega aproximadamente 180 mil pessoas em 71.226 pontos de venda. No ano passado, foram abertos mais 5.885 PDVs. Em 2024, o setor óptico registrou R$ 27 bilhões em vendas, ante R$ 26 bilhões no exercício anterior. 

Fonte: Abióptica
 
Sobre a Abióptica

Desde 1997, a Abióptica - Associação Brasileira da Indústria Óptica - representa e fortalece o setor óptico no Brasil. Reúne mais de 200 empresas associadas, responsáveis por mais de 95% das marcas comercializadas no país. Sua missão é conectar indústria e varejo, defendendo os interesses do consumidor e impulsionando o desenvolvimento do segmento.

Fonte: Abióptica

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