Um dos debates da Expo Abióptica 2017 tratou do mercado de lentes de contato, seu espaço para crescimento no Brasil e do potencial que tem de atrair mais clientes para o varejo óptico - e fidelizá-los. O painel, mediado pelo presidente da Abióptica, Bento Alcoforado, contou com Fabricio Medeiros, gerente da GFK Brasil, empresa de pesquisas e estratégia, além de Antônio Mendes, da Alcon, Daniel SZalay, da Johnson & Johnson, e Gerson Crespi, da CooperVision.
Segundo Medeiros, lente de contato é um produto com alta resiliência em tempos de crise, apresentou boa performance nos dois últimos anos e não passa por picos de sazonalidade. "É um item de saúde, não dá para o consumidor deixar de comprar gerando faturamento o ano inteiro para o varejo?, explica.
Ele ressaltou que a venda de lentes de contato proporciona suporte para o varejo, já que sua compra é frequente. "Quem usa óculos vai a uma loja ótica a cada três anos, talvez, para a troca de armação ou atualização de grau. Vender lentes de contato gera tráfego, gera a possibilidade de ter o cliente frequentemente dentro de seu ponto de venda e, uma vez lá, ele terá acesso a outros produtos, lançamentos, óculos de sol.?, completou.
Segundo levantamento feito pela GFK, apenas 46% das óticas no Brasil vendem lentes de contato. "É um mercado cheio de oportunidades?, finaliza Medeiros.
O debate contou ainda com a apresentação de três cases de sucesso relatados pelos proprietários da Mitani, Norberto Farina, Óticas Carol, Keila Taira, e o CEO da GrandVision by Fotótica Stefan Nilsson, os quais demonstraram suas experiências de sucesso na venda de lentes de contato.
A Expo Abióptica é o maior evento óptico da América Latina e aconteceu entre os dias 24 e 27 de maio de 2017 no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A 15ª edição reuniu as mais importantes marcas nacionais e internacionais e contou com a presença de milhares de empresários, executivos, lojistas e outros profissionais do segmento.