Pensando
em promover saúde, bem-estar físico e psicológico para seus clientes, as Óticas
ZOOM, bandeira criada para os negócios independentes, comunicam o investimento
em técnicas de neuroarquitetura e marketing sensorial para criar o conceito
estratégico das lojas, com todo o respaldo da CECOP, maior comunidade de óticas
independentes do mundo. Dessa forma, os clientes passam a ter uma experiência
ainda melhor durante suas compras.
Jandyra Zanella, designer de
interiores responsável pelo projeto, comenta como se deu este processo de
criação. "O conceito foi baseado em vivenciar a experiência de consumo, onde os
clientes se sentissem valorizados e bem acolhidos, não queríamos algo bonito e
sem sucesso. Por isso, o bem-estar do cliente é primordial para as Óticas
ZOOM", afirma. A designer prossegue explicando que "a ideia era de criar uma
experiência ímpar, fizemos muita pesquisa, colhemos muitas informações. Tudo
foi alinhado com muito planejamento: os revestimentos, pisos, alturas,
texturas, para criar um espaço único e aconchegante. Inclusive, avaliamos a
questão da playlist utilizada pelas lojas, que busca atingir e estimular as
pessoas através do marketing sensorial, com isso alcançando um maior número de
pessoas possíveis do público, sem setorizar".
Além
disso, Jandyra conta que todo o ambiente foi pensado para que os clientes
desenvolvessem memórias afetivas. Neste sentido, as técnicas utilizadas são das
áreas da neurociência, ciência cognitiva, psicologia, marketing, visual
merchandising e arquitetura de interiores. A ideia é trabalhar a parte visual e
sensorial, como a cor laranja, por exemplo, que transmite entusiasmo e
acolhimento, bem como o cinza, que traz um ar de sofisticação e elegância ao
ambiente, e a cor azul, presente no logotipo da ZOOM, que transmite serenidade,
tranquilidade e traz a sensação de segurança em um ambiente. O tipo de
iluminação foi outra técnica utilizada, para valorizar os produtos
comercializados.
As Óticas ZOOM também trazem
ações pensadas no V.M. (Visual Merchandising), com a exposição e a altura em
que os produtos são expostos nas prateleiras. A intenção é que tudo fique nivelado
com o olhar do cliente para melhor visualização, além de uma comunicação clara
e objetiva com a utilização de imagens grandes e nítidas para fácil
identificação de cada setor. "Disponibilizamos um ambiente onde os clientes
possam tocar e visualizar todos os produtos, um ambiente amplo no qual os
clientes ficam livres para se aventurar e testar todas as armações como
quiserem. O intuito é investir em fidelização e fazer com que os clientes
tenham um maior conforto e uma ótima experiência de compra", ressalta Jandyra.
De
acordo com Rafael Rodrigues, Country Manager da CECOP Brasil, o conceito por
trás das Óticas ZOOM é um grande diferencial neste setor, sendo que todos os
itens que compõem as lojas foram pensados previamente e inseridos somente
depois de muito estudo. "Este é um projeto muito bacana para o ótico
independente, em que conseguimos levar insumos suficientes para o empreendedor
que está buscando um negócio para investir ou que já é dessa área, mas busca
novos investimentos. Neste projeto, destinamos esforços para pesquisa e
desenvolvimento, trazendo referências de modelos em outros setores que fazem
sucesso", finaliza.