A tentação de optar por óculos solares mais acessíveis com produtos falsificados pode custar caro para a saúde do consumidor. Óculos solares de procedência duvidosa podem oferecer uma ilusão de proteção, enquanto, na realidade, expõem os olhos a raios ultravioletas prejudiciais. O alerta está presente na campanha que tem o apoio da Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul)
A ação "Proteja sua Visão. Use Óculos de Qualidade" é uma iniciativa, liderada pelo Sindióptica-RS, conta com a participação do Ministério Público Estadual (MPRS), da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Ajorsul e do Sistema Fecomércio-RS, através das ações do SESC-RS e Senac.
Até o dia 18 de fevereiro, equipes de promotores estarão presentes em 20 localidades ao longo do litoral gaúcho, abrangendo desde Laranjal até Torres. As primeiras ações foram realizadas nas praias de Tramandaí, Imbé, Salinas, Oasis e Nova Tramandaí, com foco na conscientização sobre a importância do uso de óculos de sol de qualidade para proteger os olhos dos malefícios causados pelos raios solares. As equipes marcaram presença, também, nas praias de Torres (Moles, Praia Grande, Praia do Meio, Praia da Cal e Guarita), além de Arroio do Sal, Arroio Teixeira e Curumim, desenvolvendo atividades por meio de blitz na praia e distribuição de material informativo. As praças de pedágio na região metropolitana e no interior também estão sendo alvo de ações de divulgação.
As operações consistem em abordagens na beira da praia, destacando a necessidade de utilizar óculos de sol com procedência, visando evitar o comércio ilegal de produtos piratas. Além disso, ao longo do mês, serão realizados testes de visão como parte das ações da campanha.
Sobre a Ajorsul
A Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul) atua no fortalecimento e desenvolvimento dos setores que representa. É reconhecida e respeitada por entidades como o Sindiópticas/RS, Sebrae/RS, Sindipedras/RS, Sedai e a Fiergs, além dos principais órgãos públicos e privados do estado. Tem parcerias estabelecidas no âmbito nacional com entidades como o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM). Os associados têm à sua disposição a infraestrutura, a experiência e a tradição de uma associação consolidada no mercado. Oferece informação, atualização, aprimoramento tecnológico, parcerias e oportunidades comerciais e mercadológicas, fomento e desenvolvimento dos setores representados, além de contribuir para o crescimento da economia e da sociedade do Rio Grande do Sul.