A Ótica Chilli Beans, um novo conceito de loja focado em soluções de ótica, anuncia o "Plano 400", projeto de expansão que irá abrir 400 óticas de rua até o final de 2025. Atualmente, a marca conta com cerca de 300 lojas abertas, sendo 10% na rua. O objetivo do projeto é apresentar um formato de loja mais acessível, tendo como um dos principais diferenciais um investimento abaixo dos demais pontos, a partir de R$190 mil, e com maior apelo para a rua, como forma de oportunidade para novos entrantes e para atender o consumo de ótica desta categoria. Ainda, as óticas irão contar com vitrines maiores, para chamar a atenção do consumidor, valores mais acessíveis em armações e lentes, além de uma comunicação focada em promoções, com auxílio de geolocalização, em cada ponto de venda.
Inaugurada em 2019, a Ótica Chilli Beans se consolidou no mercado e hoje é considerada a terceira maior do Brasil. O avanço e a aposta na marca se intensificaram ainda mais durante a pandemia da COVID-19, quando os óculos de grau passaram a ser mais procurados dentro das lojas da Chilli Beans Vermelha, considerada a maior rede especializada em óculos escuros da América Latina. Foi aí que Caito Maia, fundador de ambas as marcas, viu a oportunidade de alavancar no mercado de ótica. Até 2020, os óculos de grau representavam 20% das vendas da rede de lojas, com o avanço da pandemia passaram a representar 50% das vendas.
Um dos principais diferenciais da marca, quando comparada ao mercado, é o pioneirismo no serviço de óticas no formato self-service, em que o próprio cliente pode manusear os produtos. Segundo Caito, o objetivo é "não ser uma ótica 'engessada', com produtos trancados numa vitrine". A Ótica pretende trazer o mesmo conceito das lojas da Linha Vermelha e transformar os óculos de receituário em acessórios de moda. - "Nós já somos a maior marca de óculos escuros da América Latina e agora estamos entrando forte no mercado de grau, queremos estar entre os maiores nesse segmento e trabalhamos para isso. Já somos a terceira maior rede de ótica do país!", reforça Caito.
De acordo com informações da pesquisa IPV (Índices de Performance do Varejo), entre março de 2023 e mesmo período de 2024, as vendas em lojas de rua cresceram 11% e o faturamento 18%, enquanto em lojas de shoppings o crescimento foi menor, marcando 10% de alta nas vendas e 11% no faturamento. O "Plano 400" foi desenvolvido para atender o público que busca por óticas de rua e o objetivo dessa meta agressiva é expandir e trazer cada vez mais a relevância da Ótica Chilli Beans para o território do grau.
"Temos um mercado em grande evolução: o número de pessoas que precisam usar óculos de grau aumenta a cada ano e nossa ótica vem com o objetivo de ser acessível e transformar os óculos de grau em um acessório de moda. Para isso, temos um grande diferencial: somos uma monomarca, portanto, nosso consumidor só irá encontrar as nossas armações em nossos pontos de vendas, com muito estilo, variedade, moda e equipe especializada para seu atendimento", explica Eduardo Félix, head de Expansão da Chilli Beans e Ótica Chilli Beans.
SOBRE A ÓTICA CHILLI BEANS
Inspirada em uma barbearia cubana do século XX, a Ótica Chilli Beans inaugurou sua primeira unidade em 2019, no Shopping Cidade São Paulo e, hoje, é a terceira maior rede do Brasil, com mais de 250 lojas abertas. Sob o comando do empresário Caito Maia, são pioneiros no formato de self-service ótico, que permite ao cliente manusear e experimentar os produtos, e a primeira no segmento a ter PDVs monomarca. Orientados a proporcionar uma experiência diferenciada ao consumidor, em um ambiente aconchegante e moderno, são especialistas em estilo e qualidade em armações, além de contar com excelência técnica nas melhores lentes do mercado, como Varilux e Crizal.
Acesse aqui o site e Instagram da marca.