MIDO 2023 - Todos os olhos no show internacional de óculos
2 Fevereiro 2023  | Seção: Óptica no Mundo  |  Categoria: Armações
  
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"Uma edição com os óticos no centro e aposta na internacionalização e sustentabilidade"
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A 51ª edição da MIDO abre no sábado, 4 de fevereiro, na Fiera Milano Rho, enquanto a feira internacional de óculos dá as boas-vindas a toda a cadeia global de suprimentos de óculos.

MIDO 2023 EM NÚMEROS

* Pouco mais de 1.000 expositores
* Mais de 150 países representados
* 6 pavilhões
* 8 áreas de exposição
* 3 prémios internacionais atribuídos a óticas e expositores
* Mais de 30 atividades programadas incluindo 3 dias de conferências, reuniões, mesas redondas e eventos
* Mais de 250 jornalistas credenciados de todo o mundo
* 7 canais sociais para compartilhamento de vídeos, fotos e posts sobre o show
* 1 canal de TV oficial com entrevistas e reportagens dos pavilhões do MIDO
* 1 plataforma digital B2B para exploração de novidades, contactos e algumas coleções dos expositores

"O MIDO retorna aos primeiros dias de fevereiro, posição que podemos confirmar para as edições até 2026", afirmou o presidente do MIDO, Giovanni Vitaloni. "Isso funcionou a nosso favor, provocando uma resposta massiva das empresas ? incluindo o retorno de gigantes da indústria, marcas asiáticas e a estreia de pequenas empresas independentes que fizeram da MIDO sua opção de entrada no mercado. As primeiras semanas de fevereiro são estratégicas para empresas e compradores operarem em tempo hábil, antecipando as novas coleções para obter retorno do investimento no primeiro trimestre do ano."


DADOS DA INDÚSTRIA DE ÓCULOS DE 2022 E PREVISÕES PARA 2023

Graças à sua forte orientação internacional, em 2022 a indústria de óculos da Itália, composta por 830 empresas e 18.250 funcionários, teve um desempenho brilhante nos mercados internacionais, mas a inflação e a incerteza econômica tiveram um impacto. Com base em uma previsão preliminar de 2022 da ANFAO, a produção de óculos da Itália em 2022 totalizou € 5,17 bilhões, um aumento de 24% em relação a 2021. As exportações de armações, óculos de sol e lentes (representando cerca de 90% da produção da indústria) cresceram 22,5% em relação a 2021, atingindo Aproximadamente. € 5 bilhões. Os Estados Unidos, tradicionalmente o principal mercado de exportação da indústria de óculos, com mais de 30% de participação, aumentaram 20,2% em relação a 2021. Preocupações predominantes para o primeiro semestre de 2023 são aumentos de custos - em energia, matérias-primas, remessa, serviços, logística , embalagens etc. - estima-se que tenha dobrado, em média, em relação ao período pré-pandêmico. Isso obriga as empresas a operarem com margens cada vez menores, colocando em risco a sobrevivência das próprias empresas, principalmente das PMEs.

PALAVRAS-CHAVE PARA MIDO 2023: INTERNACIONALIZAÇÃO, FOCO NA ÓTICA E SUSTENTABILIDADE

Em relação ao primeiro, os números do MIDO falam por si: expositores, compradores, oculistas, profissionais da indústria, jornalistas e estudantes são esperados de todo o mundo, graças em parte à inestimável parceria com a ITA (Italian Trade Agency) e ao programa de compradores hospedados MIDO vem trabalhando há meses.

Muitas oportunidades de debate, reflexão, troca de ideias e interação são reservadas especificamente para óticos e compradores. Todos os anos, milhares de profissionais italianos e internacionais visitam a MIDO em busca das últimas inovações e tendências em óculos e, acima de tudo, para fechar acordos de vendas e realizar negócios. Criado apenas para eles é o "Como?" ciclo, na OTTICLUB no Pavilhão 3, que aborda as atividades práticas do dia-a-dia das óticas com conteúdos realistas sobre diferentes temas, como consulta de estilo, renovação de pontos de venda, marketing e comunicação, eventos como meio de promoção, etc.

Especificamente para óticos italianos é o serviço de trem gratuito MIDO. Acrescentadas este ano, as estações de Turim e Nápoles se unem a Roma, Bolonha, Florença e Veneza, com paradas em Pádua, Vicenza e Verona, para facilitar ainda mais a chegada de visitantes de toda a Itália e promover o uso do transporte público (esgotado em apenas alguns dias). Graças à parceria com a ITA Airways, também foram oferecidos descontos em voos para quem chega do exterior e, pela primeira vez, pacotes especiais de voos para quem vem dos Estados Unidos.
"O tema sustentabilidade é extremamente importante", concluiu Vitaloni. "Queremos que o MIDO seja uma oportunidade de compartilhar experiências com quem já é realizado nessa área. Há algum tempo, muitas empresas de óculos atuam em projetos de sustentabilidade e decidimos dedicar um prêmio especificamente a elas. Entregaremos o Prêmio CSE (Certified Sustainable Eyewear) em uma cerimônia especial no domingo, 5 de fevereiro. Ao mesmo tempo, sabemos o impacto que eventos de grande escala como o MIDO podem ter e, portanto, nas últimas edições, nos esforçamos reduzir não só o seu impacto ambiental, mas também o seu impacto social. Entre os primeiros resultados alcançados está a Certificação de Sustentabilidade ISO 20121:2012, obtida na edição de 2022, certificando a gestão sustentável de grandes eventos. Em fevereiro seremos avaliados para a edição deste ano."

EVENTOS IMPERDÍVEIS EM MIDO 2023

O pontapé inicial do show será no sábado, 4 de fevereiro, às 10h, no OTTICLUB, no Pavilhão 3, com as saudações do presidente Giovanni Vitaloni, juntamente com o CEO e Diretor Geral do ITA Roberto Luongo, o vereador da cidade de Milão, Alessia Cappello e CEO e Diretor Geral da Fiera Milano Luca Palermo.
O calendário de eventos continua ao longo dos três dias de feira com reuniões de negócios, conferências e eventos. Entre eles está a apresentação do projeto ANFAO Empowering Optical Women Leadership em apoio às mulheres em uma carreira de liderança na indústria de óculos. O encontro será no sábado, 4 de fevereiro, às 10h30, no OTTICLUB, com moderação da jornalista Barbara Serra, patrocínio da Fondazione Bellisario e produção em parceria com a SDA Bocconi [Escola de Administração]. Domingo, dia 5 de fevereiro, pelas 14h00 na praça do Fashion District (Pavilhão 1), a cerimónia de entrega dos prémios BeStore Award (para óticas que oferecem uma experiência de compra e serviço de excelência) e Stand Up For Green (na sua 2. edição e atribuído ao estande mais focado em gestão ambiental) e, este ano, pela primeira vez, será entregue o prêmio CSE - Certified Sustainable Eyewear -. Estabelecido pela MIDO, em parceria com ANFAO e Certottica, homenageia a sustentabilidade na indústria global de óculos. O presidente do MIDO, Vitaloni, e a jornalista de moda e estilo de vida, Chiara Tronville, serão os anfitriões da cerimônia.

Sábado e domingo no Pavilhão 1 próximo à Press Village, um set fotográfico levará visitantes e expositores "para dentro? da campanha de comunicação MIDO 2023 Frames.


Muitos outros eventos de shows podem ser encontrados no site da MIDO em https://www.mido.com/en/otticlub

O MIDO estará aberto na Fieramilano (Strada Statale del Sempione 28 -Rho), sábado, 4 e domingo, 5 de fevereiro, das 9h às 19h, e segunda-feira, 6 de fevereiro, das 9h às 18h.
Fonte:
Mido

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