A feira SILMO Paris 2024 está se preparando para receber todos os players do setor ótico, com a participação de mais de 900 expositores e 1.500 marcas de 144 países mostrando seus produtos e novidades. Este evento-chave acontecerá nos pavilhões 6 e 7 do Parque de Paris Nord Villepinte totalizando 75.000 m² e oferecendo uma plataforma para uma visão completa dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, inovações e tendências que moldarão o futuro global da indústria óptica.
O sucesso da SILMO Paris reside na extensão e profundidade da sua oferta, que abrange todos os componentes do setor: óculos, lentes, máquinas, layouts e estandes de pontos de venda, cadeias de lojas e cooperativas de compras, formação, etc. Como um ponto de encontro internacional para os negócios, a feira também deve seu sucesso às muitas ferramentas de revisão e análise, bem como aos espaços únicos de intercâmbio de ideias para melhor vislumbrar o futuro da indústria óptica, reunidos sob a bandeira da SILMO NEXT. Esse conceito explica a intenção da feira de estar na vanguarda dos desafios estéticos e tecnológicos de um setor firmemente focado no futuro.
"Ao mesmo tempo, o surgimento de tecnologias como a impressão 3D na loja, estão redefinindo a fabricação de óculos com maior automação, reduzindo assim o impacto no meio ambiente. Essa transformação permitirá que os ópticos se concentrem em serviços de alto valor agregado, tornando-se verdadeiros consultores de conforto visual e saúde preventiva, integrando até mesmo funções como tecnologia de áudio e prevenção de quedas.
Neste cenário em constante desenvolvimento, é vital que os ópticos tenham uma compreensão firme dessas mudanças para que possam permanecer relevantes e bem-sucedidas. Na verdade, a Meta anunciou que os óculos conectados substituirão os smartphones em vários anos, transformando o papel tradicional do óptico. Para continuarem sendo players essenciais, os profissionais devem reinventar a experiência na loja, centrando a oferta no atendimento ao cliente e na inovação, ao mesmo tempo em que reformulam o modelo econômico para se manterem competitivos na próxima década."
2024 SILMO PARIS continua a destacar a sua intenção de permanecer na vanguarda dos desafios estéticos e tecnológicos de uma indústria que olha para o futuro. De 20 a 23 de setembro, os vários espaços dedicados da feira oferecerão a oportunidade de descobrir a indústria óptica do futuro, refletindo essa ambição de estar continuamente um passo à frente.
FUTUROLOGIA ÓPTICA EM 2035
Instalado em diferentes áreas complementares, o espaço FUTUROLOGIA convida os visitantes a um mergulho imersivo no futuro da óptica com perspectivas empolgantes para 2025 a 2035. Inovações tecnológicas e experiências interativas mostram os diferentes caminhos futuros do setor que os visitantes podem descobrir como uma variedade de bancadas de teste.
1. A LOJA/OFICINA DO AMANHÃ
Os mundos físico e virtual agora se unem para explorar novas abordagens no design de pontos de venda com o objetivo de tornar o caminho do cliente mais simplificado e intuitivo.
Experiência Digital: este espaço é para aprender sobre como as tecnologias móveis e a IA estão transformando os testes visuais tradicionais.
Teste de visão e medições personalizadas: os fones de ouvido de realidade virtual simulam diferentes soluções de lentes, enquanto os scanners 3D oferecem medições precisas para a personalização ideal dos óculos.
Virtual Fitting & Produção Local: a criação de óculos personalizados é possível usando IA. Um avatar personalizado facilita a montagem virtual de quadros e, em seguida, a impressão 3D produz os óculos em tempo real, complementada por bordas e montagem de lentes no local para uma produção 100% local e zero quilômetro!
2. ÁREA CENTRAL : AS ÚLTIMAS INOVAÇÕES
No centro da Futurologia, um espaço de aprendizado e compartilhamento apresenta as últimas inovações.
Pitches/Workshop: um palco circular com duas passarelas montado para apresentações dinâmicas, pitches de start-ups e workshops interativos.
Produtos conectados: 5 displays exibem produtos conectados, enquanto um display especial revela um conceito de óculos conectados, resultado do trabalho do Comitê de Especialistas. Esses monitores oferecem um vislumbre das tendências e tecnologias futuras que transformarão a vida cotidiana.
3. ÁREA EXPERIMENTAL AR/VR/XR
Os mundos real e virtual não estão apenas se sobrepondo, mas coexistindo para oferecer experiências imersivas únicas e surpreendentes.
Experiências Virtuais: uma seção dedicada às experiências RX e à conscientização sobre a deficiência visual, criada em cooperação com a Arts et Métiers, para entender os desafios da baixa visão por meio de simulações imersivas.
Demonstrações de produtos inteligentes: Duas peças de óculos inteligentes, Meta e Pulse Audition, são apresentadas para que os visitantes possam experimentar esses óculos inteligentes que integram recursos avançados, combinando conforto, design e tecnologia.
EXPOSIÇÃO TENDÊNCIAS PELO SILMO FORUM
O espaço FUTUROLOGIA que explora futuros próximos e distantes reflete a EXPOSIÇÃO TENDÊNCIAS, que oferece um olhar sobre as imagens, formas, cores e materiais de diferentes óculos, uma visão abrangente que lança luz sobre as melhores armações e óculos de sol dos expositores na feira. Uma cenografia completada por uma edição do TRENDS by SILMO construída como um verdadeiro livro de tendências. As quatro tendências identificadas a seguir:
COLORAMA LIVRE
Monocolores, bicolores, tricolores e multicoloridos, os óculos apresentam paletas de cores que não têm medo de mostrar combinações de cores ousadas para afugentar pensamentos sombrios.
SIMPLICIDADE VIRTUOSA
Design silencioso faz uma impressão através do estilo minimalista sem embelezamento, a altura do design claro. O metal está em vantagem, mas o acetato sabe como entrar em forma e lutar por um lugar ao sol nessa busca por um design simplificado.
VARIAÇÕES CLÁSSICAS
Inevitáveis, atemporais e para sempre em moda, os clássicos possuem uma atratividade que lhes permite transitar facilmente através de todos os períodos e modismos. E podem se reinventar sem nunca andar em círculos!
SOL PLENO
Os óculos de sol ocupam um lugar cada vez mais importante no setor de óculos (com ou sem sol!) Eles se tornaram um acessório que está perfeitamente integrado às coleções das principais marcas de luxo e moda, enquanto fabricantes de óculos criativos de longa data ou novos estão abrindo espaço para si mesmos neste setor com ofertas extensas.
CONCURSO DE DESIGN ÓPTICO 2024: RECOMPENSANDO OUSADIA
Agora parte do grande programa para melhorar o setor, o OPTICAL AND EYEWEAR DESIGN CONTEST 2024 está aberto a estudantes de escolas de design de todo o mundo e, este ano, enfatiza a mudança do papel dos óculos acessórios, explorando as possibilidades de novos recursos e os usos inovadores resultantes. Supervisionada pelo renomado designer Olivier Jault, a competição incentiva os alunos a repensar os óculos para além de sua função tradicional, integrando características únicas que respondem às necessidades emergentes de nossa sociedade moderna.
SILMO D'OR: RECOMPENSANDO A EXCELÊNCIA
Os prémios finais para o talento dos protagonistas do setor, os prémios SILMO d'OR são concedidos por um júri de profissionais. A cerimônia festiva e prestigiada será realizada em um local excepcional em Paris e marcará o 30º aniversário dos prêmios SILMO d'OR.
Todos os produtos indicados e vencedores serão expostos no Hall 7, proporcionando uma exibição excepcional para as inovações e talentos encontrados em nosso setor.
ACADEMIA SILMO: CIÊNCIA BENEFICIANDO A ÓPTICA
A SILMO ACADEMY é um simpósio científico de alto nível que é vital para ressaltar os avanços, discussões e reflexões que ocorrem no setor com um novo formato planejado para este ano. Será também atribuída uma bolsa de 10.000 euros para apoiar um projeto de pesquisa em ciências da visão e ópticas.
O SILMO 2024 promete ser um evento importante para todo o setor de ótica, combinando inovação, reflexão e discussões para antecipar os desafios do futuro.
Venha para o SILMO Paris de 20 a 23 de setembro de 2024 no Paris Nord Villepinte!