Cadastre-se
Inverno provoca crescimento da alergia ocular
20 Junho 2017  | Seção: Saúde  |  Categoria: 
  
   A - A +
Enviar por E-mailX

Você pode enviar este conteúdo para até três amigo(a)s ao mesmo tempo.

+ 1 Amigo(a)

+ 1 Amigo(a)

Enviar Conteúdo
Vermelhidão e inchaço são sintomas
Data:
Cidade:
A alergia ocular no inverno é tão comum quanto os problemas respiratórios causados pela queda de temperatura. Estima-se que de 30% a 50% da população apresente sintomas alérgicos e que 75% destes sintomas afetem os olhos. Os mais comuns são: vermelhidão, coceira, irritação e inchaço.

Segundo o oftalmologista Guilherme Colombo Barboza, diretor do Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos, geralmente, as alergias oculares estão relacionadas à hereditariedade e a outros processos de alergia, desencadeados por pó, pólen e pelos de animais. "Nesta época também é comum a rinoconjuntivite, que é um processo alérgico que afeta paralelamente o nariz e os olhos".

Em geral, a alergia ocular é facilmente tratada, evitando-se as causas da reação (pó, pólen e pelos de animais), usando óculos de sol para proteger os olhos e com lágrimas artificiais. Porém, há casos em que há a necessidade de prescrição de medicamentos. Daí a importância de se visitar o oftalmologista quando os sintomas de alergia surgirem.

"Aos usuários de lentes de contato, a alergia pode provocar ainda mais desconforto. Após exame, o oftalmologista pode recomendar lágrimas artificiais para amenizar a sensação. É fundamental também caprichar na limpeza das lentes", afirma o médico.

Algumas lágrimas artificiais prejudicam as lentes de contato. Por isso, não compre ou use o medicamento por conta própria. Outra alternativa é usar as lentes descartáveis. Como dura somente um dia, esse produto não apresenta o risco de causar reação alérgica.

Teste de alergia ocular:

* Tem casos de alergia na família?
* Seus olhos constantemente coçam, especialmente na primavera?
* Já teve conjuntivite?
* É alérgico a animais, como gatos?
* Geralmente precisa de anti-inflamatórios e/ou descongestionantes para controlar espirros, tosse e nariz congestionado?
* Começa a lacrimejar quando usa algum tipo de cosmético ou creme, ou quando há um cheiro forte de perfume no ar?

Se respondeu sim a maioria das questões, você pode ter alergia ocular. Marque uma consulta com seu oftalmologista para melhor avaliação.
Comentários X

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.
Enviar Comentário
Analytics