Entrar Cadastre-se
Esqueceu a senha?
Entrar
Catarata é causa de 49% dos casos de perda de visão no Brasil
24 Novembro 2021  | Seção: Saúde  |  Categoria: Olhos
A - A +
Enviar por E-mailX

Você pode enviar este conteúdo para até três amigo(a)s ao mesmo tempo.

+ 1 Amigo(a)

+ 1 Amigo(a)

Enviar Conteúdo
Oftalmologista explica 4 dúvidas frequentes para perder o medo da cirurgia
Data:
Cidade:
Gustavo Groth, médico anestesiologista da Clínica Visão, afirma que muitas pessoas sentem receio do procedimento por medo e falta de conhecimento  

A catarata é uma das doenças oculares que mais atinge pessoas com idade avançada e pode ocorrer ainda em indivíduos jovens, por fatores genéticos. De janeiro a agosto de 2021, foram realizadas mais de 315 mil cirurgias de catarata pelo Sistema Único de Saúde do Brasil. Porém, o último censo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) indica que a catarata é responsável por 49% dos casos de perda de visão no país, devido ao não tratamento adequado. O Dr. Gustavo Groth, médico anestesiologista da Clínica Visão de Porto Alegre, afirma que muitos pacientes expressam angústia e dúvidas na hora de realizar o procedimento por medo de sentirem dor. 

"Ninguém gosta de ficar deitado em uma maca cirúrgica, é uma situação desconfortável para qualquer pessoa. Mas é importante esclarecemos que a cirurgia de catarata é um procedimento rápido, simples e indolor, de risco baixíssimo e resulta em alto grau de satisfação. Porque a falta de conhecimento às vezes faz com que algumas pessoas deixem de se beneficiar do procedimento e abram mão de uma melhor qualidade de vida", argumenta o profissional.  

Groth comenta que algumas dúvidas são muito frequentes entre os pacientes e que envolvem questões de ansiedade e o medo de sentirem dor, de enxergarem a agulha da anestesia ou até de precisarem retirar o globo ocular da sua órbita para realização do procedimento. "Eu busco sempre esclarecer todas as dúvidas e tranquilizar o paciente, porque é uma situação desconfortável para qualquer pessoa, mas que não oferece nenhum tipo de dor", comenta.  

Com o objetivo de orientar ainda mais pessoas, o médico explica quatro dúvidas frequentes dos pacientes sobre a cirurgia de catarata. 

1 - O paciente sente dor na cirurgia de catarata? 

Groth explica que na Clínica Visão, o procedimento é realizado com sedativo e anestesia, o que garante que o paciente não sinta nenhum tipo de dor, nem na aplicação da anestesia e nem durante o procedimento. "O paciente chega aqui, a gente já coloca um acesso venoso e faz uma medicação com uns tranquilizantes bem seguros. Então, o paciente fica calmo, dormindo e a gente faz um bloqueio oftalmológico, com uma agulhinha de insulina bem próxima à pálpebra. É completamente indolor. Eu costumo sempre comparar com a anestesia do dentista", explica.  
 

2 - O paciente vê a agulha da anestesia? 

"O paciente não vê e não sente absolutamente nada. Fica o tempo inteiro sedado, dormindo. Não tem a mínima chance de enxerga a agulha chegar perto da pálpebra para a aplicação da anestesia", comenta. 
 

3 - O paciente enxerga enquanto estão realizando a cirurgia? 

Por conta da sedação, o paciente não enxerga nada porque está dormindo. Assim como também não sente nada durante a cirurgia.  
 

4 - É preciso "retirar o olho para fora" para fazer a cirurgia? 
 

Groth conta que esta é uma dúvida bem comum entre seus pacientes e esclarece que não existe a necessidade de retirada do globo ocular da sua órbita, pois a cirurgia é feita de forma microscópica.  

O médico explica que o único desconforto que pode ser sentido pelo paciente é em relação a sedação. "Na hora em que colocamos o soro na veia, é uma sensação de como se fosse fazer um exame de sangue", explica. "Tem muitos pacientes que chegam aqui para a gente dizendo que não estão enxergando bem, que estão enxergando muito embaçado. E quando fazem o procedimento, obtêm um grau de satisfação muito bom. É uma cirurgia bastante resolutiva, com baixíssimo nível de complicações", defende o especialista. 
 

Clínica Visão - A Clínica Visão é um centro oftalmológico que há 23 anos promove a saúde ocular dos gaúchos com excelência médica e assistência integral. Possui estrutura completa para realização de exames, diagnósticos, tratamentos, cirurgias e consultas. Possui um corpo clínico com diversos oftalmologistas especializados e capacitados a atender todas as subespecialidades. A clínica é localizada em Porto Alegre, na Rua Coronel Bordini, 414, do bairro Auxiliadora. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.clinicavisao.com.br.
Comentários X

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.
Enviar Comentário
Analytics