Entrar Cadastre-se
Esqueceu a senha?
Entrar
Câncer ocular em crianças: Oftalmologista explica como celular pode ajudar detectar sinais
1 Fevereiro 2022  | Seção: Saúde  |  Categoria: Visão
A - A +
Enviar por E-mailX

Você pode enviar este conteúdo para até três amigo(a)s ao mesmo tempo.

+ 1 Amigo(a)

+ 1 Amigo(a)

Enviar Conteúdo
Em 95% dos casos, o diagnóstico do retinoblastoma, câncer ocular diagnosticado na filha de Tiago Leifert, é feito em crianças até 5 anos
Data:
Cidade:
No final de janeiro, o apresentador Tiago Leifert surpreendeu seus seguidores nas redes sociais ao explicar os motivos que o fizeram se afastar da apresentação do The Voice Brasil. A filha de 1 ano e 3 meses do apresentador foi diagnosticada com retinoblastoma no início de outubro. 

O retinoblastoma é um tumor ocular, mais comum em crianças, e que pode levar à cegueira. Dois terços dos casos são diagnosticados em crianças de até 2 anos e 95% antes dos 5 anos. De acordo com a Oftalmologista da Clínica Visão Dra. Paula Gabriela Batista dos Santos, este é um câncer raro, mas grave. "Atualmente existem tratamentos como fotoablaçãoo e termoterpia transpupilar. Quanto mais cedo o câncer for detectado e tratado, melhor será o prognóstico", alerta.    

A especialista explica que existe uma forma simples de verificar sinais da doença e que pode ser feita em casa, por qualquer cuidador com auxílio de um telefone celular. "É só tirar uma foto com flash dos olhos da criança e analisar a coloração que se apresenta no reflexo. Se aparecer um reflexo avermelhado, provavelmente, é sinal de uma retina saudável. Porém, se aparecer um círculo esbranquiçado ou acinzentado, é necessário procurar um médico", orienta.  Uma das razões que fez Leifert perceber algo de errado com a filha, inclusive, foi este reflexo branco. 

"Esta é uma doença de difícil prevenção, pois a forma mais comum é esporádica, não havendo elementos genéticos. Então, salientamos a importância desta conscientização para obtermos um diagnóstico precoce", afirma a médica.  

A leucocoria, como é chamado este sintoma de reflexo branco na pupila, não é o único a indicar a presença da doença. Crianças que possuem estrabismo (olhar vesgo) ou fotofobia (sensibilidade exagerada à luz) também devem receber um cuidado redobrado e manter acompanhamento médico.   

Ainda que a criança não apresente sintomas, Paula Gabriela, afirma que é importante que os cuidadores possam levá-la ao oftalmologista a partir dos 6 meses, para avaliar sua saúde ocular. "Nesta idade já podemos ter a ideia se o olhar é simétrico, se o grau está fora da faixa de normalidade para aquela faixa etária, se a criança já fixou o olhar", explica. O diagnóstico precoce do retinoblastoma, assim como de outras patologias, é essencial para garantir um melhor tratamento e qualidade de vida ao paciente.    

Clínica Visão - A Clínica Visão é um centro oftalmológico que há 23 anos promove a saúde ocular dos gaúchos com excelência médica e assistência integral. Possui estrutura completa para realização de exames, diagnósticos, tratamentos, cirurgias e consultas. Possui um corpo clínico com diversos oftalmologistas especializados e capacitados a atender todas as subespecialidades. A clínica é localizada em Porto Alegre, na Rua Coronel Bordini, 414, do bairro Auxiliadora. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.clinicavisao.com.br.
Comentários X

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.
Enviar Comentário
Analytics