Variação do poder dióptrico das lentes em função da variação da distância vértice
3 Junho 2019  | Seção: Colunas & Artigos  |  Categoria: Dicas
  
   A - A +
Enviar por E-mailX

Você pode enviar este conteúdo para até três amigo(a)s ao mesmo tempo.

+ 1 Amigo(a)

+ 1 Amigo(a)

Máximo:caracteres.
Enviar Conteúdo
Artigo Ney Dias / Especialista em Optometria e Contatologia
Data:
Cidade:
Obs. inicial: Nos dias de hoje raramente nos deparamos com prescrições positiva de alto poder positivo ou ate mesmo negativas. Estas informações são divulgadas primordialmente para estudos e compreensão da Óptica geométrica.

Sabe-se que "distância vértice" (Dv) é a distância entre o ápice corneano (seu ponto mais saliente) e a lente corretora (seu ponto central).


Quando o Oftalmologista ou o Optometrista faz o exame de refração ocular, obedece a uma determinada distância vértice. A distância aceita como padrão, entre a lente do refrator ou a lente da caixa de prova é de 12 mm. Quando, por razões de conformação facial as lentes dos óculos terão que ficar mais afastadas, ou mais próximas da córnea, haverá uma variação no poder dióptrico anteriormente prescrito.

Assim sendo se uma lente esf. +14,00 diop. foi refratada a uma distância vértice de 12mm. e as lentes forem montadas nas armações com a uma DV. de 18mm. haverá um aumento do poder anteriormente refratado. Nesse caso, com um aumento de 6mm. na Dv., a lente assim posicionada passará a ter +15,08 diop. ou seja, aumentada em +1,08 diop. O cliente ficará hipercorrigido.

Algumas vezes o cliente ficará sofrendo com a hiper-refração visto que o encontro focal dentro do olho se dará antes da mácula-fóvea, no fundo da retina. Caso os especialistas desconheçam este fato, muita perda de tempo e desgaste entre o médico e o óptico certamente haverá, e o pobre do cliente fica sem saber o que acontece. Muito embora as modernas cirurgias da catarata tenham praticamente eliminado estes problemas, resta ainda ao óptico e Optometrista o conhecimento destas lições que fazem parte do conhecimento necessário.

Para que se possa calcular a variação do poder dióptrico em função da variação da 'distância vértice' use a seguinte equação:


O quadro acima demonstra a variação do poder dióptrico para cada 1 milímetro de mudança da distância vértice.

Obs.

* Usando a equação, se a lente é positiva e fica mais próxima do que a distância usada no exame de refração, use o sinal menos (-) da equação.
* Se a lente é positiva e fica mais afastada do que a distância usada no exame de refração use o sinal mais (+) da equação.
* Se a lente é negativa fica mais próxima do que a distância usada no exame de refração, use o sinal menos (-) da equação.
* Se a lente é negativa e fica mais afastada do que a distância usada no exame de refração use o sinal mais (+) da equação
* Como o míope tem um grande poder de acomodação o cálculo nas lentes negativas quase não é usado, o que não ocorre com as lentes positivas dos hipermetropes e afácicos     (estes à moda antiga).

Um exemplo:

* RX original: Esf. +14,00
* Dv usada no exame de refração: 18mm.
* Distância com que ficarão as lentes nos óculos: 12mm.
* Distância em que a lente foi movida, em metros.
* Nesta caso usa-se o sinal menos (+) para reduzir sua dioptria visto que quando aproximamos dos olhos uma lente positiva prescrita ela se torna mais fraca.


Isto significa que se na lente prescrita (+14,00) foi refratada a uma Dv de 18mm. e os óculos confeccionados deixarão a lente a uma Dv de 12mm., o óptico deverá entender que a refração foi modificada para +12,92. Significando que a lente a ser confeccionada deverá ser aumentada 1,08diop.

Preciso será que o especialista que prescreveu a lente tenha conhecimento desta parte da Óptica Geométrica Aplicada.

Caso o óptico (inadvertidamente) faça a lente exatamente como prescrita pelo especialista, deixará o usuário extremamente desconfortável,  visto que ficará hipo-refratado em -1,08 diop.

Com este conhecimento e as condições da armação escolhida, a lente deverá ser confeccionada com Esf. +15,08 diop. Caso o oftalmologista ou o optometrista não tenham conhecimento da modificação no poder da lente, ficará complicado resolver a questão, porém o cliente, que é o mais importante ficará satisfeito. 



Ney Dias

Informações obtidas no site <neydiasopticaoftalmica>
Fonte:
Ney Dias

Carregando...

Comentários X

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.
Máximo:caracteres.
Enviar Comentário

Carregando...

Analytics