Entrar Cadastre-se
Esqueceu a senha?
Entrar
As Melhores Idéias da Natureza - Bausch+Lomb
25 Novembro 2010  | Seção: Óculos & Cultura  |  Categoria: 
A - A +
Enviar por E-mailX

Você pode enviar este conteúdo para até três amigo(a)s ao mesmo tempo.

+ 1 Amigo(a)

+ 1 Amigo(a)

Enviar Conteúdo
Bioinspiração, disciplina que estuda elementos e sistemas da natureza para criar tecnologia e produtos inovadores, já é realidade também na oftalmologia
Data:
Cidade:
Crédito da Foto: Bausch+Lomb e a Bioinspiração

Bioinspiração, disciplina que estuda elementos e sistemas da natureza para criar tecnologia e produtos inovadores, já é realidade também na oftalmologia

Cada vez mais os cientistas procuram inspiração na natureza. Buscam, principalmente, soluções para desafios tecnológicos.  As telas de LED inspiradas nas asas de uma borboleta da Amazônia e o velcro para o uso comercial, que teve como base a forma de aderir da bardana (carrapicho), são exemplos de produtos bioinspirados. A medicina, em especial a oftalmologia já começam a estudar e aplicar essa prática. A Bausch+Lomb, empresa do ramo farmacêutico com foco na área oftalmológica, busca, na Bioinspiração, avanços para seus produtos.

Para expor o tema Bioinspiração aos oftalmologistas brasileiros, a Bausch+Lomb trouxe para o XIX Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, que aconteceu em Salvador no final de setembro, o físico Peter Vukusic, professor adjunto da Escola de Física da Universidade de Exeter (Reino Unido) e um dos especialistas mais importantes nesse segmento.

"Dr. Vukisic é um especialista em Bioinspiração reconhecido mundialmente e o trouxemos para o Congresso, pois sabíamos da importância do tema para a oftalmologia. Na Bausch+Lomb, o conceito já está aplicado no desenvolvimento de produtos, tais como  lentes intra-oculares, que substituem o cristalino após cirurgia de catarata." diz Gislaine Sachetti, gerente de marketing da área de Vision Care da multinacional.

Em 1998, Peter começou seus estudos analisando as borboletas e besouros furta-cor, mas acabou englobando sistemas de cores em uma gama muito maior de animais e plantas. Seu grupo de pesquisa está envolvido no trabalho que inclui a descoberta, caracterização e aplicação tecnológica da óptica e fotônica exclusiva dos sistemas animais que evoluíram naturalmente. O cientista participa regularmente de atividades de divulgação científica em todo o Reino Unido e a Irlanda, e seu trabalho é freqüentemente apresentado em programas científicos da BBC e da National Geographic.

A Bausch+Lomb avança no desenvolvimento de tecnologias e novos produtos bioinspirados. A grande novidade que chega ao mercado brasileiro no próximo ano é uma solução de limpeza para lentes de contato bioinspirada no olho humano.

Sobre a Bausch+Lomb

A Bausch+Lomb se dedica a levar idéias visionárias para a saúde ocular. Seus negócios incluem lentes de contato e soluções, equipamentos, produtos e instrumentos cirúrgicos e produtos farmacêuticos oftálmicos. O nome Bausch+Lomb é uma das marcas na área da saúde mais conhecidas e respeitadas do mundo. Fundada em 1853, a empresa tem sua sede corporativa em Rochester, N.Y e emprega 10.000 pessoas em todo o mundo. Seus produtos estão disponíveis em mais de 100 países.

Comentários X

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.
Enviar Comentário
Analytics