Você sabe usar colírios?
   Entrar Cadastre-se
Esqueceu a senha?
Entrar
Você sabe usar colírios?
9 Setembro 2015  | Seção: Óculos & Cultura  |  Categoria: 
A - A +
Enviar por E-mailX

Você pode enviar este conteúdo para até três amigo(a)s ao mesmo tempo.

+ 1 Amigo(a)

+ 1 Amigo(a)

Enviar Conteúdo
Por Dra. Luciana Malta de Alencar, médica oftalmológica da CLOE Oftalmologia especializada
Data:
Cidade:
Crédito da Foto: Artigo Cloe Oftalmologia Especializada
Parece uma pergunta simples, mas você sabe mesmo o jeito certo de usar colírios? Depois de pingar é melhor fechar os olhos, piscar bastante, arregalar sem piscar ou movimentar  os olhos para os lados? Se esquecer de aplicar uma dose é melhor pular ou pingar atrasado? Pode compartilhar seu colírio com os colegas?

Cada vez mais vemos pessoas com necessidade de uso rotineiro de colírios, seja para compensar o ressecamento do dia a dia frente ao computador, em ambientes com ar condicionado e ar poluído, seja para tratamento de doenças. Em alguns casos é preciso pingar diversas vezes ao dia e às vezes é preciso pingar mais do que um tipo de colírio.  

Se você nunca usou colírios não sinta vergonha de pedir ao seu médico instruções de como usar. Listamos abaixo algumas dicas para o uso correto.

COMO PINGAR O COLÍRIO:

* A melhor posição de se usar colírios é deitada ou sentada com a cabeça reclinada para trás, desta forma fica mais fácil acertar a gota no olho.
* Puxe levemente a pálpebra inferior, formando uma bolsa, para facilitar a exposição do olho e evitar o desperdício de colírio para fora do olho.
* Uma gota do colírio é suficiente, mais do que uma gota muito provavelmente escorrerá para fora do olho e não será absorvido. No entanto, se houver dúvida se a gota caiu no olho pode pingar novamente, qualquer excesso escorrerá.
* Para os que têm boa visão para perto uma outra possibilidade é usar os colírios em frente a um espelho, puxando a pálpebra inferior e pingando o colírio diretamente no saco palpebral.
* Algumas medicações (principalmente aquelas com aspecto leitoso) se depositam no fundo do frasco e portanto o frasco deve ser agitado antes de pingar. Leia as instruções na bula ou converse com seu médico sobre a necessidade de agitar o colírio antes de usar.

COMO AUMENTAR A ABSORÇÃO OCULAR DO COLÍRIO:

* Para que o medicamento seja absorvido no olho o ideal é, após pingar o colírio, manter os olhos fechados (sem apertar muito) por 1 a 2 minutos.
* Se estiver em tratamento com mais de um colírio, aguarde pelo menos 15 minutos antes de pingar o outro colírio, ou corre o risco de um colírio "lavar" o outro.
* Não há problemas em enxugar os olhos por fora após usar o colírio, somente a parte que realmente caiu dentro no olho vai ser absorvida.
* Se o seu médico prescreveu uma pomada ou um gel além do colírio, use primeiro o colírio e depois a pomada, pois se usá-la primeiro ela impedirá a absorção do colírio.

COMO REDUZIR EFEITOS COLATERAIS:

Muitos medicamentos podem apresentar efeitos colaterais. Alguns são efeitos nos olhos e outros efeitos pela absorção do colírio no corpo. 
* Para diminuir a quantidade de colírio absorvida no corpo é importante manter os olhos fechados por 1-2 minutos após a instilação do colírio.  
* Uma forma adicional de diminuir a absorção do colírio no resto do corpo é comprimir o canal lacrimal fazendo pressão com o dedo indicador no canto interno do olho.
* Se estiver usando lentes de contato use apenas colírios que têm fórmulas próprias para ser usados com lentes. Alguns colírios possuem preservativos que podem ficar impregnados nas lentes de contato. Se houver necessidade de usar esses medicamentos aguarde 15 minutos após pingar o colírio antes de colocar as lentes de contato.
* A maioria dos efeitos colaterais são leves e toleráveis, pergunte ao seu médico se algum efeito colateral é esperado e se há necessidade de contatá-lo caso sinta algo.
* Use sempre da forma recomendada por seu médico, uso excessivo de alguns colírios pode causar irritações e efeitos colaterais graves.

COMO EVITAR CONTAMINAÇÃO:

* Lave as mãos antes de colocar o colírio.
* Ao abrir o frasco evite colocar a tampa virada para baixo e em local contaminado, apoie a tampa de lado sobre um lenço de papel.
* Evite encostar a ponta do colírio nos olhos ou nos dedos, pois isso pode levar a contaminação.
* Cheque a validade do frasco de colírio e não use se a validade estiver vencida.
* Após aberto a maioria dos colírios não deve ser usada por mais de 1 ou 2 meses, pelo risco de contaminação.

COLÍRIOS DE USO CONTÍNUO:

* No caso de colírios de medicações que devem ser usados diariamente, é importante manter sempre o mesmo horário.  Medicamentos que são usados de 12 em 12 horas, por exemplo, manterão seu efeito por apenas 12 horas. Assim, se pingou às 7:00 da manhã, programe-se para pingar novamente às 19:00. 
* No começo, enquanto o uso do colírio ainda não virou rotina é muito frequente esquecer-se de pingar. Uma dica é usar o alarme do celular para ativar um lembrete, assim não corre o risco de esquecer. 
* Outra opção recomendada é associar o uso do colírio a alguma atividade que já faça parte da sua rotina. Assiste à novela todos os dias? Programe-se pra pingar sempre ao sentar-se para assistir. Acorda todo dia no mesmo horário? Programe-se para pingar o colírio logo ao acordar. 
* Se necessário deixe um frasco em casa e outro no trabalho. 
* E se esquecer de pingar? Na hora que lembrar já pingue a dose atrasada, diminuindo o período em que ficou sem o efeito da medicação. E não há necessidade de mudar o horário da próxima dose. 

Converse com seu médico, tire suas dúvidas, e nunca se automedique. Esse é o caminho para uma boa saúde ocular.
Comentários X

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.
Enviar Comentário
Analytics