O ABNT/CB 49 é composto de 5 comissões de estudos: a saber: CE Lentes Oftálmicas, CE Lentes de Contato, CE Instrumentos, CE Armações e CE Solares, além de um grupo técnico de ensaios de produtos.
O ABNT/CB 49 já elaborou 67 normas, todas ABNT ISO, e agora irá trabalhar na elaboração da norma de segurança sanitária para toda a cadeia produtiva da óptica brasileira com foco na prevenção ao contágio do covid-19, incluindo os fabricantes, distribuidores, laboratórios e varejo óptico.
Como a cadeia envolve diferentes tipos de empresas e produtos diversos será formado uma comissão multidisciplinar com os profissionais que já compõe as demais comissões, entre eles engenheiros, médicos, ópticos, optometristas e farmacêuticos, entre diversos outros profissionais.
"Esta é uma ação super importante e será referencial para todo setor em aspectos de segurança sanitária", afirma Ambra Nobre Sinkoc, Diretora Executiva da Abióptica e Coordenadora Técnica do ABNT/CB-49.
Os trabalhos iniciam esta semana e devem avançar rápido.
Vamos trabalhar com muita dedicação para elaborar rapidamente a norma e termos processos mais robustos em segurança, conclui Ambra.
Sobre Abióptica:
A Associação Brasileira da Indústria Óptica - Abioptica, entidade mais representativa do setor óptico brasileiro, possui entre seus associados 95% de todas as marcas e grifes comercializadas no Brasil. Tem como um dos seus principais objetivos a defesa dos interesses do setor óptico por meio do fortalecimento e união da indústria e varejo.
Contato: criacao@abioptica.com.br