Entrar Cadastre-se
Esqueceu a senha?
Entrar
Mau uso das lentes de contato pode causar doença ocular grave
26 Agosto 2019  | Seção: Saúde  |  Categoria: Lentes de Contato
  
   A - A +
Enviar por E-mailX

Você pode enviar este conteúdo para até três amigo(a)s ao mesmo tempo.

+ 1 Amigo(a)

+ 1 Amigo(a)

Enviar Conteúdo
Ceratite por Acanthamoeba é uma infecção provocada por um protozoário e pode gerar lesões irreversíveis nos olhos
Data:
Cidade:
Doença pouco conhecida, mas muito grave, a ceratite por Acanthamoeba é provocada por um protozoário que afeta os olhos e pode causar a necessidade de um transplante de córnea e, até mesmo, a cegueira. O principal fator de risco é o mau uso das lentes de contato e, por este motivo, é um problema evitável.

"A Acanthamoeba adere ao chamado biofilme, uma camada de micro-organismos que se forma na superfície da lente de contato mal higienizada, até que penetra na córnea, causando sérios danos aos olhos. Não é uma doença comum, mas também não é rara. Os casos estão cada vez mais crescentes", alerta a Dra. Myrna Serapião, oftalmologista e especialista em córnea do H.Olhos.

A Acanthamoeba está especialmente presente na água, seja doce ou salgada, e a contaminação das lentes pode acontecer pelo uso da água da torneira, do soro fisiológico contaminado, em saunas, piscinas e praia. Entre os sintomas, estão sensibilidade à luz, lacrimejamento, dor,  baixa da visão e sensação de areia e vermelhidão nos olhos.

"Um fator que complica o caso é que, geralmente, os sintomas são confundidos com outras doenças oculares, postergando ainda mais o tratamento correto. Enquanto isso, a córnea está sendo severamente prejudicada pela Acanthamoeba. Por isso, a consulta com um oftalmologista de confiança é essencial", explica a Dra. Myrna.

Como prevenir

Como as lentes de contato utilizadas sem os devidos cuidados é o meio de infecção, a melhor forma de prevenir a ceratite causada pela Acanthamoeba é realizar as boas práticas de uso e higiene das mesmas.

"Tenha as mãos limpas e secas antes de manusear as lentes, que não devem ser lavadas com água corrente, mas sim com produtos oftalmológicos próprios para a limpeza delas e do estojo onde elas são guardadas. Obedeça o tempo de troca estipulado pelo fabricante e não durma, tome banho, use sauna ou nade com elas", esclarece a oftalmologista do H.Olhos. "O tratamento da doença é longo e complicado, por isso a prevenção é o melhor remédio", finaliza.

Sobre o Grupo H.Olhos 

O Grupo H.Olhos é reconhecido no mercado há 35 anos, por promover assistência hospitalar especializada, segura e acolhedora, além de ser referência na prestação de serviços oftalmológicos, amparado em um conceito de medicina humanizada. O H.Olhos Paulista, localizado no Paraíso, e o H.Olhos ABC, localizado em São Bernardo do Campo, contam com pronto-socorro 24h, centro cirúrgico, centro de diagnóstico, centro de auxílio óptico e consultórios equipados com aparelhos de última geração voltados à saúde ocular. Fundada em 1984, a CERPO é uma das maiores redes de clínicas de oftalmologia de São Paulo, com cinco unidades.
Fonte:
Printerpress
Comentários X

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.
Enviar Comentário
Analytics