Ao responder as perguntas, Andrea nos conta sobre sua trajetória, desafios e suas visões para o futuro.
Vamos começar?
Como foi o início da sua trajetória? Conte como tudo começou e o que motivou seguir nesse caminho profissional de dona de óptica, optometrista e presidente da Ajorsul?
AN: Já nasci dentro de uma ótica, kkkk. Então, quando fui estudar já me formei em ótica pelo Senac RS e Optometria pela Ulbra Canoas. Trabalhei em todos os setores das nossas lojas até assumir a direção. Sempre admirei a Ajorsul por tão bem nos representar e sou apaixonada em fazer as feiras.
Fale sobre o futuro dos negócios no segmento óptica após as tragédias das enchentes no Rio Grande do Sul?
AN: Quando tudo aconteceu, por várias vezes me peguei pensando o que seria de nós gaúchos?Mas, para a minha surpresa, a nossa força nos uniu ainda mais, nosso mercado está retomando da melhor forma, até mesmo melhor do que antes.
O Sul é uma das regiões onde, muitas ópticas, têm também, jóias e relógios, como isso começou e o que representa para o negócio esse mix tão variado de produtos diferentes?
AN: Já pensei em outros momentos se isso não poderia atrapalhar por ser focado unicamente em um segmento. Hoje, acho que encontramos o equilíbrio porque, incluindo no mix da óptica joias e relógios, temos mais a oferecer aos clientes, principalmente em datas festivas.
Conte um pouco da sua experiência de ter participado da MIDO na Itália e de feiras pelo Brasil.
AN: Em 2022 iniciamos um trabalho na Ajorsul de visitarmos as principais feiras do Brasil, e de fora, para trazermos todas as novidades e entregar, a cada edição de nossas feiras em Gramado e Bento o que existe de melhor e mais inovador nos mercados em que atuamos. Fico muito feliz em saber o quanto este trabalho tem dado certo, já que, a cada edição, nossas feiras são exemplos de sucesso e vem se superando ano a ano.
Neste ano participamos da MIDO em Milão e já aplicamos muito do que visualizamos lá em nossa edição de Bento Gonçalves e agora em Gramado. Também fiz uma pesquisa de mercado em Milão e apresentei todas as últimas tendências em palestra na Associação e na feira de Bento.
Conte sobre a importância das empresas e indústrias usarem os óculos de proteção que também é um dos produtos ofertados em sua rede de lojas.
AN: Trabalhamos nesse segmento há mais de 30 anos, costumamos dizer que é a menina dos olhos do meu pai, pois ele é o grande idealizador deste produto. Produzimos óculos de segurança com lentes corretivas e todos eles com Certificado Aprovação - CA para comercializarmos. Atendemos clientes em todo o Brasil.
Fale da sua recente formação como visagista e se o futuro do atendimento óptico passa essencialmente pelos consultores nos pontos de vendas estarem preparados com esse conhecimento.
AN: Sempre fui apaixonada por moda e também por óculos, por que não unir as duas coisas? Me formei em consultoria de estilo com formação internacional e também em visagismo, unir tudo isso e trazer para os óculos é maravilhoso. Profissionalizar o atendimento óptico com este material tem ganhado meu coração, é uma forma nova de atendimento e o público tem adorado.
Conte sobre a sua curadoria para o mix de armações da sua rede de óticas e como você vê o crescimento das marcas independentes brasileiras.
AN: Somos muito fiéis às marcas que trabalhamos, sempre buscamos novidades para mantermos as lojas atualizadas. Sobre as marcas independentes sou muito fã e acho que elas vieram para ficar e isso é muito bom!
E a Andrea atleta corredora e maratonista como encontra tempo para praticar esporte e qual a importância do uso de um óculos próprio para o ganho de performance .
AN: Corro há mais de 10 anos. O esporte faz parte da minha vida, é minha terapia, é onde eu me encontro? A corrida me faz feliz e os óculos de performance são minhas grandes paixões. Amo os HB e Evoke! Sempre que vem um lançamento eles me enviam para testar.
Quais os conselhos para quem está iniciando no negócio de óptica.
AN: Acho que encontrar o seu verdadeiro diferencial. O mercado está inflado de óticas iguais que trabalham com os mesmos produtos e só ofertam preço.
"VEJO LOGO DIGO" por Andrea Neumann
Óculos são? O meu diferencial de estilo, me representam!
Na minha visão? Luto por um mundo mais igual para todos.
A Ótica do futuro vai? Proporcionar cada vez mais uma experiência ao cliente na hora da compra.
Pelas minhas lentes vejo? Que é de cada um de nós a responsabilidade de cuidar do nosso planeta para vivermos em um mundo melhor.
SerjãOÓptico